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Estimulabilidade, consistencia de fala, diadococinesia e motricidade orofacial no transtorno fonologico.

Processo: 06/56997-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Haydée Fiszbein Wertzner
Beneficiário:Marcia Mathias de Castro
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno fonológico   Motricidade orofacial   Diadococinesia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Consistencia De Fala | Diadococinesia | Estimulabilidade | Motricidade Orofacial | Transtorno Fonologico

Resumo

O Transtorno Fonológico é uma dificuldade de fala caracterizada pelo uso inadequado dos sons, de acordo com a idade e variações regionais, que podem envolver erros na produção, percepção ou organização dos sons. Os diferentes tipos de erros que a criança apresenta refletem o mecanismo do processamento de fala, independentemente da Língua em questão. Para uma melhor compreensão do Transtorno Fonológico, alguns fatores tem sido investigados pelos clínicos e pesquisadores como: possíveis fatores causais, manifestação, correlação desses dados com possíveis marcadores diagnósticos, medidas como à estimulabilidade, consistência de erros de fala, diadococinesia e a motricidade orofacial. Apesar dos estudos mais recentes terem avançado tanto na tentativa de compreensão dos fatores causais relacionados ao Transtorno Fonológico, como na descrição fenotípica da manifestação fonológica, restam muitas questões. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é descrever o desempenho de crianças com Transtorno Fonológico em medidas de estimulabilidade, consistência de erros de fala, diadococinesia e motricidade orofacial. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CASTRO, MARCIA MATHIAS; WERTZNER, HAYDEE FISZBEIN. Speech Inconsistency Index in Brazilian Portuguese-Speaking Children. FOLIA PHONIATRICA ET LOGOPAEDICA, v. 63, n. 5, p. 237-241, . (06/56997-0, 08/57145-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASTRO, Marcia Mathias de. Descrição da estimulabilidade e da consistência de fala em crianças com transtorno fonológico. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.