Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia do estado de maturacao e tipo de cultivo na composicao de volateis do maracuja

Processo: 06/58967-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 17 de março de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Magali Conceição Monteiro da Silva
Beneficiário:Mariana Serrão Macoris
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Alimentos orgânicos   Maracujá   Frutas   Compostos voláteis
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alimentos Organicos | Aroma De Frutas | Compostos Volateis | Frutas | Maracuja

Resumo

O maracujá é uma fruta tropical de aroma e sabor muito apreciados pelos brasileiros. O Brasil é o maior produtor mundial de maracujá, com destaque para os estados da Bahia, Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais. O maracujá pode ser produzido por cultivo convencional e orgânico, que tem produção bastante inferior, embora seus produtos venham ganhando importância no mercado nacional e sobretudo no exterior. O estado de São Paulo destaca-se pela maior produção de frutas orgânicas do país, com ênfase para a laranja, o maracujá, a acerola e o abacaxi. O tipo de cultivo, as condições edafoclimáticas, a variedade, o estádio de maturação, entre outros, exercem influências nas características dos frutos. O manejo pré e pós colheita é fator essencial para evitar perda da qualidade da fruta e sua desvalorização no mercado. Dependendo da colheita, poderá ocorrer desidratação, contaminação microbiológica e perdas de qualidade e econômicas, comprometendo suas características sensoriais, nutricionais e a composição de voláteis. A composição de voláteis é fortemente influenciada pela maturação do fruto e pelo tipo de colheita. Os objetivos deste projeto são avaliar a composição de voláteis do maracujá orgânico e convencional, em três estádios de maturação e determinar sua importância odorífera para o aroma característico da fruta. Os compostos voláteis serão identificados por cromatografia gasosa de alta resolução e espectrometria de massas e sua importância odorífera será avaliada por olfatometria. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JANZANTTI, NATALIA S.; MONTEIRO, MAGALI. Changes in the aroma of organic passion fruit (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg.) during ripeness. LWT-FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 59, n. 2, 1, p. 612-620, . (06/58967-0)
JANZANTTI, NATALIA S.; MONTEIRO, MAGALI. Changes in the aroma of organic passion fruit (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg.) during ripeness. LWT-FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 59, n. 2, p. 9-pg., . (06/58967-0)