Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificacao da fadiga muscular por meio de parametros eletromiograficos durante teste incremental de corrida.

Processo: 06/58807-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Mauro Gonçalves
Beneficiário:Priscila de Brito Silva
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Fadiga   Corridas   Biomecânica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomecanica | Corrida | Fadiga | Teste Incremental

Resumo

A quantificação simultânea das variáveis biomecânicas como medida alternativa para análise da fadiga muscular, durante a corrida, é extremamente importante. Este estudo objetiva analisar variáveis eletromiográficas (EMG), assim como identificar os limiares de fadiga eletromiográfico (EMGLF) dos músculos ileocostal, reto abdominal, reto femoral, vasto medial, vasto lateral, tibial anterior, bíceps femoral e gastrocnêmio lateral, bilateralmente durante as fases aérea e de contato e correlacioná-los com as variáveis cinemáticas de comprimento e freqüência de passada. Os dados serão obtidos durante teste incremental de corrida na esteira, iniciado a 8 km/h com incremento de 1 km/h a cada 3 minutos até a exaustão voluntária. Participarão 10 voluntários do sexo masculino, com idade entre 18 e 30 anos, sem histórico de doenças músculos-esqueléticos nos membros inferiores e na coluna, nos últimos seis meses e de antropometria semelhante. O protocolo incremental de corrida será realizado em uma esteira ergométrica, durante o qual a freqüência cardíaca (FC) será mensurada, o sinal eletromiográfico será captado pelo sistema de telemetria com 16 canais e analisado com o software Myoresearch (Noraxon), as imagens serão captadas por uma filmadora digital com freqüência de amostragem de 30 Hz e analisadas com o software ViconPEAK. O entendimento do comportamento dessas variáveis durante o processo de fadiga pode proporcionar a validação de um índice de fadiga eletromiográfico, cujas aplicações. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Priscila de Brito. Análise de parâmetros eletromiográficos e cinemáticos durante teste incremental de corrida: Priscila de Brito Silva. -. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.