Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao da funcao do receptor tlr-2 e da proteina adaptadora myd88 na paracoccidioidomicose pulmonar.

Processo: 06/61048-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Vera Lucia Garcia Calich
Beneficiário:Flávio Vieira Loures
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/14518-2 - Ativação do sistema imune na Paracoccidioidomicose pulmonar. Fatores do fungo e do hospedeiro que influenciam na gravidade da doença, AP.TEM
Assunto(s):Paracoccidioidomicose   Imunidade inata   Receptores toll-like

Resumo

Os mecanismos de imunidade natural dos hospedeiros contra o P. brasiliensis devem ser mediados por vários elementos humorais e celulares. Além de restringir o crescimento inicial do fungo, podem determinar o padrão de imunidade adaptativa que se estabelece. Porém, pouco se conhece sobre os mecanismos de imunidade natural na Paracoccidioidomicose. Macrófagos são as primeiras células que entram em contato com o P. brasiliensis, entretanto, são pouco conhecidos os mecanismos moleculares que governam a interação entre o fungo e este fagócito. Os TLRs são receptores presentes nos macrófagos, que reconhecem padrões moleculares expressos em microorganismos e podem desencadear a síntese de compostos que participam da eliminação do parasita. Pretendemos realizar o estudo da função do TLR-2 e da proteína adaptadora MyD88 na interação fungo-macrófago, assim como avaliar a importância destes fatores na paracoccidioidomicose pulmonar. Para tanto, faremos ensaios comparativos in vitro para caracterizar a fagocitose, a atividade fungicida, a produção de citosinas e a ativação macrofágica através de marcadores da membrana, In vivo, compararemos a gravidade da infecção em animais normais e nocautes para o TLR-2 e MyD88, o número de fungos recuperados dos tecidos, a histopotologia, sobrevida, produção de citosinas e qiomiocinas, além da caracterização fenotípica e funcional das subpopulações linfocitárias infiltrantes do pulmão. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOURES, Flávio Vieira. O receptor de reconhecimento de patógenos TLR-2 e a proteína adaptadora MYD88 apresentam um importante papel na infecção murina contra o Paracoccidioides brasiliensis. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.