Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da resposta inflamatória pulmonar e do transporte mucociliar em modelo de inflamação alérgica pulmonar: modulação pelo estresse induzido pela natação forçada

Processo: 05/57910-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Iolanda de Fátima Lopes Calvo Tibério
Beneficiário:Rafael de Almeida dos Reis
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar se o estresse pode alterar: a mecânica do sistema respiratório, a resposta inflamatória de vias aéreas, o oxido nítrico exalado e o transporte mucociliar, assim como a relação entre eles. Os sujeitos serão cobaias hartley machos, submetidos a protocolos, tais como: Protocolo de inalações, onde os animais serão expostos ao antígeno (ovalbumina) por 15 minutos, 2 vezes por semana durante 4 semanas; Protocolo de natação forçada, onde os animais serão colocados em uma caixa plástica com água potável por 10 minutos, a partir da segunda semana de inalações e em dias alternados. Após estes procedimentos, começará a fase de testes com os animais. Para testar o nível de estresse dos animais utilizaremos o teste do Campo Aberto, onde será marcado as atividades do animal dentro de uma arena circular. Depois os animais serão anestesiados e será mensurada a velocidade do muco na traquéia onde o deslocamento de 1cm será cronometrado. Após isso o animal será conectado no ventilador mecânico onde será avaliada a mecânica do sistema respiratório. Será também obtido os valores de óxido nítrico exalado. O animal será exsanguinado, os pulmões e o coração serão retirados em bloco para estudos tais como: estudo morfométrico, índice de edema peribrônquico, contagem de células linfomononucleares e de eosinófilos. Para o estresse também será avaliado o índice de lesões gástricas na mucosa do estômago do animal, e a mensuração do peso das adrenais. A análise estatística irá relevar um P< 0,05. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
REIS, Rafael de Almeida dos. Avaliação da resposta inflamatória pulmonar e do transporte mucociliar em modelo de inflamação alérgica pulmonar: modulação pelo estresse induzido pela natação forçada. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.