Busca avançada
Ano de início
Entree

Extracao liquido-liquido simultanea de acido clavulanico e pirogenio empregando sistemas micelares mistos de duas fases aquosas.

Processo: 06/05080-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Adalberto Pessoa Junior
Beneficiário:Valéria de Carvalho Santos Ebinuma
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ácido clavulânico   Purificação   Extração líquido-líquido   Moléculas bioativas   Processos bioquímicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acido Clavulanico | Biomoleculas | Extracao Liquido Liquido | Micelas Mistas | Pirogenio | Purificacao | Processos bioquímicos

Resumo

O ácido clavulânico, produto do metabolismo secundário de Streptomyces spp, é obtido por bioconversão. Este ácido é um potente inibidor de beta-lactamases, sendo utilizado em associação com antibióticos para melhoria da eficiência destes. Bactérias produtoras de beta-lactamases representam um dos maiores problemas de resistência bacteriana nos hospitais. Estas enzimas clivam uma porção da molécula de antibióticos levando a perda de sua atividade terapêutica. Durante os bioprocessos além do ácido clavulânico, outras substâncias podem ser formadas, dentre elas substâncias pirogênicas as quais mesmo a concentrações muito baixas apresentam elevada toxicidade. O presente projeto pretende estudar a purificação de ácido clavulânico empregando sistema micelar misto (não-iônico/aniônico) de duas fases aquosas com a remoção simultânea de pirogênio. Será estudada sistemas formados pelo tensoativo não-iônico Triton X-114 adicionado de um tensoativo aniônico do tipo bis(2-etilhexil) sulfoccinato de sódio (AOT). Numa primeira etapa, além da obtenção do ácido clavulânico por cultivo microbiano, serão realizados estudos iniciais para a determinação da estabilidade do ácido, caracterização das micelas e determinação de parâmetros de transferência de massa. Com base nestes resultados, planejamentos fatoriais serão empregados para avaliar o efeito das variáveis: temperatura, tempo de separação de fases, concentração dos tensoativos e força iônica sobre os rendimentos do processo de extração. A seguir, será empregada a metodologia de superfície de resposta visando à otimização do processo de extração de ácido clavulânico e a remoção de substâncias pirogênicas presentes no meio fermentado, finalizando com a obtenção de modelos matemáticos que descrevam o processo. A ferramenta estatística será empregada, pois permite a partir de poucos e bem definidos experimentos, avaliar simultaneamente diferentes variáveis que afetam o processo onde o número de ensaios torne-se demasiadamente grande. A aplicação da extração líquido-líquido por sistemas micelares aquosos à purificação de ácido clavulânico vem integrar os esforços de pesquisas recentes no desenvolvimento de métodos eficazes e de menor custo para purificação de substâncias de elevado interesse comercial.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
EBINUMA, Valéria de Carvalho Santos. Extração líquido-líquido de ácido clavulânico empregando sistemas micelares mistos de duas fases aquosas. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.