Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação, ação e pensamento em Hannah Arendt

Processo: 07/51076-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2007
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:José Sergio Fonseca de Carvalho
Beneficiário:Vanessa Sievers de Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14262-5 - Centro de Estudos da Violência, AP.CEPID
Assunto(s):Filosofia da educação   Educação moral   Pensamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acao E Pensamento | Filosofia Da Educacao | Formacao Moral | Hannah Arendt | Responsabilidade

Resumo

A pesquisa pretende estudar os conceitos de educação, ação e pensamento em Hannah Arendt e, com base nisso, refletir sobre uma educação para o agir e o pensar, além de discutir como esta educação pode fazer justiça a nossa responsabilidade pelo mundo e pela criança. Arendt explica que educar é, sobretudo, introduzir a criança no mundo comum e desenvolver a sua singularidade. Entendemos que isso significa fundamentalmente contribuir para sua capacidade de agir com liberdade e de assumir a sua responsabilidade pelo mundo. Sustentaremos que esta responsabilidade depende também da nossa capacidade de pensar. Para tanto, analisaremos por que Arendt distingue o pensar do conhecer, mostrando que o pensar, a busca de sentido, experimenta uma liberdade que o conhecer não tem por estar sujeito à coerção da veracidade. Estudaremos também por que Arendt atribui uma dimensão ética ao pensar e discutiremos como esta se relaciona com a nossa responsabilidade pelo mundo. Finalmente, mostraremos que ambas as atividades, o agir e o pensar, têm por pressuposto a liberdade do ser humano e que somente ao realizarmos esta nossa liberdade assumimos de fato a nossa responsabilidade pelo mundo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Vanessa Sievers de. Amor mundi e educação: reflexões sobre o pensamento de Hannah Arendt. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.