Busca avançada
Ano de início
Entree

Os sentidos da escola e do saber: relatos de alunos de uma escola publica e de uma escola privada na cidade de Sao Paulo.

Processo: 07/52461-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Teresa Cristina Rebolho Rego de Moraes
Beneficiário:Clarissa Silva de Castilho
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Escolarização   Adolescentes   Cultura escolar   Ensino fundamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adolescentes | Cultura Escolar | Ensino Fundamental | Escolarizacao | Psicologia Historico Cultural | Relacao Com O Saber

Resumo

Tendo como base teórica o paradigma vygotskiano (histórico-cultural) do desenvolvimento psicológico humano, esta pesquisa, de cunho qualitativo, propõe investigar as relações de alunos com sua escola e com o saber. Para alcançar este objetivo optou-se por entrevistar alunos que estejam cursando a 5ª ou 6ª séries do ensino fundamental em duas instituições de ensino, uma pública e outra privada. O interesse não é o de compreender os mecanismos do fracasso ou de sucesso escolar, e sim de entender a relação dos alunos com sua escola e com os saberes aí transmitidos, e os significados e sentidos que têm para eles. Situando os alunos no centro de uma cultura escolar - com a qual interagem, produzem e são (re)produzidos por ela -, pretende-se ouvir estes sujeitos que estão passando pelo processo de escolarização, tirando-os da condição de objeto que apenas sofre contingências "naturais" (sociais ou biológicas) e os colocando como sujeito que, ao incorporar as práticas culturais, reconstroem-nas de forma ativa e própria, negociando conceitos e valores. Por haver uma carência de estudos que considerem a "voz" dos próprios alunos sobre a escola - principalmente daqueles que estão no segundo ciclo do ensino fundamental -, acreditamos ser profícua uma pesquisa onde o objeto de investigação são os sentidos dados pelos próprios sujeitos às suas experiências escolares, e que busca colaborar para o entendimento da escola como lugar de saberes, socialização, afetividade e vida. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASTILHO, Clarissa Silva de. Os sentidos da escola e do saber: relatos de alunos de uma escola pública e de uma escola privada da cidade de São Paulo. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.