Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfis das distroglicanas e morfo-fisiologia do lobo ventral da próstata de camundongos distróficos

Processo: 07/52053-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Anatomia
Pesquisador responsável:Valéria Helena Alves Cagnon Quitete
Beneficiário:Leslie Cristina Pinto
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Distroglicanas   Imuno-histoquímica   Morfologia (anatomia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Distroglicanas | Imunohistoquimica | Lobo Ventral Da Prostata | Mdx | Morfologia

Resumo

A interação epitélio-estroma tem fundamental papel na manutenção da estrutura e funcionamento da glândula prostática, sendo a membrana basal o ponto de união desta, oferecendo suporte mecânico e fisiológico ao epitélio secretor. Recentemente, proteínas de adesão, como as distroglicanas, vêm sendo apontadas como elementos importantes no desenvolvimento e progressão de diferentes tipos de cânceres, incluindo o prostático. Isto posto, considerando-se a ligação das distroglicanas às proteínas como lamininas, dentre outras, as quais são constituintes de um importante complexo responsável pela integridade da matriz extracelular e citoesqueleto, este trabalho tem como os objetivos caracterizar a estrutura epitelial e estroma do lobo ventral da próstata de camundongos da linhagem mdx, identificar a ocorrência das duas unidades das distroglicanas no lobo ventral da próstata do camundongo mdx, estabelecer correlações entre processos de proliferação e morte celular, além de analisar a viabilidade deste modelo experimental nos estudos de doenças prostáticas. Um total de 15 camundongos machos da linhagem mdx e 15 camundongos machos da linhagem C57BL/Uni, com 90 dias de idade, serão divididos em 2 grupos experimentais: controle e mdx (distróficos).Os animais serão sacrificados e amostras do lobo ventral da próstata serão coletadas para análises macroscópicas, imunohistoquímicas, de microscopias de luz e eletrônica de transmissão, além da dosagem de testosterona e estrógeno no plasma sangüíneo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINTO, LESLIE C.; FAVARO, WAGNER J.; CAGNON, VALERIA H. A.. Proliferative, structural and molecular features of the Mdx mouse prostate. International Journal of Experimental Pathology, v. 91, n. 5, p. 408-419, . (07/52053-0, 07/54689-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINTO, Leslie Cristina. Perfis das distroglicanas e morfo-fisiologia do lobo ventral da prostata de camundongos distroficos. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.