Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das alterações na mecânica tecidual e remodelamento do parênquima pulmonar em resposta a diferentes mecanismos de lesão pulmonar induzida pela ventilação mecânica

Processo: 07/55285-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Elnara Marcia Negri
Beneficiário:Christiane Costa Calciolari
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Respiração artificial   Proteoglicanas   Lesão pulmonar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Elastance | Proteoglicans | Resistance

Resumo

A ventilação mecânica é uma ferramenta útil no tratamento dos pacientes em insuficiência respiratória, sendo responsável pela manutenção da homeostase das trocas gasosas em situação de injúria pulmonar grave. Entretanto, apesar de ser essencial, em algumas situações pode acarretar danos ao pulmão, evento conhecido como lesão pulmonar induzida pela ventilação. Mecanismos de mecanotransdução fazem com que as células respondam à lesão através do remodelamento do parênquima pulmonar. Esse remodelamento ocorre como resposta a lesões de naturezas variadas, envolvendo todos os componentes da matriz extracelular e citoesqueleto. Paralelamente, sabe-se que as regiões dependentes dos pulmões, apresentam menor variação de volume durante a ventilação mecânica. Portanto, tais regiões sofreriam menor impacto da hiperdistensão e das forças de cisalhamento com menor estímulo para a fibrogênese. Sendo assim, o objetivo do presente estudo é analisar a resposta inflamatória e de remodelamento do parênquima pulmonar distal exposto a diferentes mecanismos de lesão pulmonar induzida pela ventilação mecânica (fluxo, volume e pressão) e correlacionar as possíveis alterações com a mecânica tecidual das porções anteriores e posteriores dos pulmões. A expressão gênica dos proteoglicanos e do citoesqueleto (Alpha-actina), será analisada com o intuito de se verificar o grau de remodelamento destes componentes e sua participação na resposta mecânica tecidual das diferentes lesões. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CALCIOLARI, Christiane Costa. Modulação da expressão gênica de componentes envolvidos no processo de remodelamento pulmonar em diferentes modelos de lesão induzida pela ventilação mecânica. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.