Busca avançada
Ano de início
Entree

A palavra reinventada: infância e imaginação nacional, pelos caminhos da harmonia e da violência (uma leitura de Guimarães Rosa e Luandino Vieira)

Processo: 07/02704-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Comparada
Pesquisador responsável:Tania Celestino de Macedo
Beneficiário:Cristiane Santana Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura africana   Literatura brasileira   Violência   Resistência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Literatura africana | Literatura Brasileira | Resistência | Violência | Estudos comparados de literaturas de língua portuguesa

Resumo

O trabalho ora apresentado tem como proposta a leitura, sob o pondo de vista comparatista, de dois escritores paradigmáticos em língua portuguesa, nomeadamente João Guimarães Rosa e José Luandino Vieira. As narrativas selecionadas como corpus da pesquisa, são, respectivamente, estórias com marcada presença de personagens infantis presentes em "Primeiras estórias", publicado pela primeira vez em 1962, e "No antigamente na vida: estórias", de 1974.Os textos apresentam, num primeiro momento, confluências temáticas e estilísticas que permitem uma abordagem bastante produtiva no sentido de aproximar o trabalho destes escritores. No entanto, nos localizaremos numa outra senda, ou seja, buscando perceber como a experiência colonial, e uma conseqüente resistência à sua presença, estarão vivenciadas de maneira bastante singular em um e outro escritor.E na tentativa de particularizar a produção de Rosa e Luandino é que enfocaremos esta leitura na perspectiva da violência, isto é, de como esta submerge no contexto africano, na galeria de personagens que, como nos diz Ana Paula Tavares: "deslizam e crescem no silêncio, mestres na arte de praticar o bem e exercer o mal". E por outro lado, ou para nos situarmos no universo dos escritores, na outra margem estão as crianças de Rosa, imersas num quadro harmônico, onde o "exercício do mal" não alcança a pujança presente nos musseques de Luandino.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Cristiane Santana. A palavra (re)inventada: pelos caminhos da harmonia e da violência (uma leitura de estórias de João Guimarães Rosa e José Luandino Vieira). 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.