Busca avançada
Ano de início
Entree

Emoções humanas e significação numa perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano: um estudo teórico da obra de Vigotski

Processo: 07/55504-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Ana Luiza Bustamante Smolka
Beneficiário:Lavínia Lopes Salomão Magiolino
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Emoções   Linguagem   Educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Consciencia | Emocoes | Linguagem | Perspectiva Historico Cultural | Significacao | Vigotski

Resumo

O problema desse projeto de pesquisa - os modos de conceber as emoções humanas - emerge da experiência vivida na instituição escolar, espaço social dedicado ao ensino sistematizado do conhecimento historicamente produzido. Mais recentemente, no âmbito da Educação, a maior parte dos estudos tem tematizado questões relativas à afetividade em interlocução com a Psicologia, a Psicanálise, a Biologia e a Neurologia, visando superar as dicotomias intelecto/afeto. Uma discussão que persiste nessa interlocução diz respeito aos modos de conceber e argumentar sobre a transformação ou passagem dos processos psíquicos humanos da ordem biológica para a ordem cultural. Neste panorama, coloca-se como objetivo deste projeto retomar a obra de Lev Seminovich Vigotski, enfocando, aprofundando e relacionando dois temas/conceitos que se mostram relevantes, mas adquirem nuances, ao longo de todo seu trabalho: significação e emoção. Para tanto, tomaremos Espinosa, Freud e Marx, autores com os quais Vigotski estabeleceu intenso debate sobre a temática, como principais interlocutores de referência. A partir das referências feitas por Vigotski a esses autores e dos argumentos por ele desenvolvidos buscaremos enfrentar algumas instigantes questões com relação à emoção e significação que vêm sendo (re) colocadas por estudiosos de sua obra como Sawaia, Clot, Pino, Smolka, na contemporaneidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MAGIOLINO, Lavínia Lopes Salomão. Emoções humanas e significação numa perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano: uma estudo teórico da obra de Vigotski. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.