Busca avançada
Ano de início
Entree

Quando o ornitorrinco vai a universidade: longevidade e sucesso escolares de jovens oriundos das classes populares.

Processo: 07/52460-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 08 de novembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Teresa Cristina Rebolho Rego de Moraes
Beneficiário:Felipe de Souza Tarabola
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fracasso escolar   Inclusão   Ensino superior   Sucesso escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Superior | Fracasso Escolar | Inclusao | Meios Populares | Socio Intracionismo | Sucesso Escolar

Resumo

O aumento significativo do número de concluintes do Ensino Médio nas últimas décadas, proporcionou o crescimento da procura pelo ensino superior. No entanto, a evolução das vagas nas instituições brasileiras do setor, proporcionada em grande medida na esfera privada, não conduz a uma conclusão animadora: o ingresso nas universidades públicas permanece restrito à parte significativa da população. Recentes pesquisas realizadas por órgãos das próprias universidades constataram que alguns estudantes universitários egressos do ensino público alcançaram rendimento superior àqueles provenientes da rede particular de ensino. Como se explica esse fenômeno? Para reconstituir o nascedouro/gênese desses indivíduos que conseguem atravessar os altos muros da universidade pública, que de tão raros chamaremos ornitorrincos; é necessário aproximar e estabelecer um diálogo entre áreas historicamente apartadas: a sociologia e a psicologia. À luz desse diálogo esta pesquisa visa reconstituir perfis de estudantes da Universidade de São Paulo egressos da rede pública de ensino, tentando verificar as possíveis razões do improvável sucesso escolar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TARABOLA, Felipe de Souza. Quando o ornitorrinco vai à universidade: trajetórias de sucesso e longevidade escolares pouco prováveis na USP; escolarização e formação de habitus de estudantes universitários das camadas populares. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.