Busca avançada
Ano de início
Entree

Interdependencia entre as vias supressoras do ifn-gama e das enzimas indoleamina (2,3)-dioxigenase (ido) e heme oxigenase-1 (ho-1) na artrite induzida por antigeno e na encefalomielite autoimune experim..

Processo: 07/54847-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de março de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Fernando de Queiroz Cunha
Beneficiário:Henrique de Paula Lemos
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Esclerose múltipla   Artrite reumatoide
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Artrite Reumatoide | Eae | Esclerose Multipla | Hemeoxigenase 1 (Ho-1) | Th 17

Resumo

A artrite reumatóide (AR) e a esclerose múltipla (EM) são doenças inflamatórias crônicas cuja patogênese foi anteriormente atribuída como sendo essencialmente mediada por células Th1 produtoras de IFN-gama em resposta a IL-12. Porém, estudos recentes demonstraram que o desenvolvimento destas doenças é na realidade dependente de células Th 17 produtoras principalmente de IL-17 em resposta a IL-23. Foi também demonstrado que o IFN-gama, ao contrário do que se conhecia, exerce um papel protetor nestas doenças, possivelmente por inibir a diferenciação de células Th17. Além do IFN-gama, foi demonstrado que os produtos do metabolismo do triptofano, como os ácidos 3-hidroxiantranilico e 3-hidroxiquinurênico, e do heme, o monóxido de carbono e a biliverdina, formados pela ação das enzimas indoleamina (2,3)-dioxigenase (IDO) e heme oxigenase (HO-1), respectivamente, estão associados a efeitos supressores na AR e na EM. Porém, os mecanismos envolvidos nesta supressão não estão completamente elucidados. Baseando-se nesses dados o presente projeto tem como objetivo investigar a possível interdependência entre as atividades supressoras do IFN-gama, da IDO e da HO-1 na artrite induzida por antígeno (AIA) e da encefalomielite auto-imune experimental (EAE), modelos murinos para a AR e EM, respectivamente. Dessa forma, esperamos que a compreensão deste processo contribua com novas perspectivas terapêuticas para estas patologias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)