Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da administracao intra-mmr de nmda antes da pre-exposicao ou 24 horas apos a mesma em ratos submetidos ao teste do nado forcado.

Processo: 07/57244-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Pesquisador responsável:Claudia Maria Padovan
Beneficiário:Diego Henrique dos Santos Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Glutamatos   Depressão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Depressao | Glutamato | Nado Forcado | Nucleo Mediano Da Raphe

Resumo

A depressão é uma doença complexa que na qual o estresse pode ser um dos fatores causais mais importante. Sabe-se que o Hipocampo tem participação no mecanismo de adaptação a estímulos aversivos contínuos, já que a facilitação da neurotransmissão serotoninérgica nessa estrutura diminui o efeito comportamental de um estressor prévio, e ainda que o Núcleo Mediano da Rafe (NMR) é a fonte principal de inervação serotoninérgica para o Hipocampo. Entretanto, o NMR possui uma grande quantidade de receptores tipo NMDA para glutamato, que, quando ativados pela administração do próprio agonista (NMDA), leva a um aumento na liberação serotonina no próprio NMR, e no hipocampo. Dados mostram que o momento em que ocorre a interferência sobre a neurotransmissão glutamatérgica mediada por NMDA, no hipocampo, é determinante nas conseqüências comportamentais desencadeadas pelo agente estressor. Considerando-se a importância funcional da via NMR-hipocampo nas conseqüências comportamentais do estresse, o objetivo deste trabalho é investigar se a interferência na neurotransmissão glutamatérgica mediada por receptores de tipo NMDA no núcleo mediano da rafe (NMR), em diferentes momentos em relação a um estresse prévio pode atenuar as conseqüências comportamentais resultantes desse estresse usando o modelo animal do Nado Forçado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Diego Henrique dos Santos. Núcleo mediano da rafe e estresse de nado forçado: papel dos receptores de glutamato de tipo NMDA. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.