Busca avançada
Ano de início
Entree

Proposito e natureza em aristoteles.

Processo: 08/52164-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Fátima Regina Rodrigues Évora
Beneficiário:Giorlando Madureira de Lima
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/58322-7 - A filosofia de Aristóteles, AP.TEM
Assunto(s):Física   Teleologia   Aristóteles
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aristoteles | Causa Final | Fisica | Teleologia

Resumo

A relação entre propósito (hou heneka) e natureza (physis) não é um tema pacífico, conforme pode-se demonstrar a partir de Física, II, 8, 199b32. Na referida passagem, Aristóteles declara que "natureza é uma causa, uma causa que opera por um propósito", essa declaração é a conclusão de um argumento por analogia acerca da necessidade que uma causa tem de um propósito. A analogia se dá entre um artesão que precisa ter algum propósito antes de começar a trabalhar sobre uma madeira e a natureza que, analogamente, também teria um propósito antes de começar a mover os seres. Nessa medida, propósito estaria submisso a natureza, pois aqui a natureza se aproxima do artesão. Contudo, essa mesma passagem permite entender, também analogamente, que natureza é causa eficiente e que por isso, obedece a uma causa final. Todavia, nesse novo entendimento a natureza é que estaria submissa ao propósito, pois nesse caso natureza se aproxima da arte, ou seja não possui propósito intrinsecamente. A partir dessa aparente dificuldade de conciliar as noções de propósito e natureza, este projeto visa compreende-las e compreender suas relações na Física de Aristóteles. Pretende alcançar essa meta através da analise da estrutura do referido texto, cuidando para que nessa análise se examine o sentido desses conceitos e seu papel no interior do sistema apresentado na Física. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Giorlando Madureira de. Propósito e natureza em Aristóteles. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.