Busca avançada
Ano de início
Entree

Alvos epigenéticos da associação entre ácido butírico e vitamina A no câncer de mama

Processo: 08/51742-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Thomas Prates Ong
Beneficiário:Fábia de Oliveira Andrade
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias mamárias   Epigênese genética   Nutrigenômica   Vitamina A
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cancer De Mama | Epigenetica | Metilacao Do Dna | Nutrigenomica | Tributirina | Vitamina A

Resumo

O objetivo da nutrigenômica consiste em avaliar a interação de nutrientes e compostos bioativos dos alimentos com o genoma e o seu impacto na redução do risco de doenças crônicas não-transmissíveis como o câncer. Apesar de nutrientes e compostos bioativos dos alimentos serem capazes de modular a expressão gênica por meio de processos epigenéticos, pouco se conhece a respeito da influência da nutrição no padrão de metilação gênica e na acetilação de histonas, especialmente em neoplasias. Atualmente, o câncer de mama é um importante problema de saúde pública e, a cada ano, no mundo, cerca de 1 milhão de mulheres são diagnosticadas com a doença. Descreve-se que a dieta influencia o desenvolvimento da doença, tornando-se, assim, essencial investigar quais os componentes dos alimentos que teriam efeito protetor contra o câncer de mama, bem como seus mecanismos moleculares de ação. A combinação de ácido butírico com ácido retinóico tem sido apontada como importante alternativa para o controle de diferentes tipos de câncer, inclusive o de mama. Seu uso baseia-se na hipótese de que ambos os nutrientes apresentariam ação sinérgica na modulação da expressão gênica. No projeto em questão, propõe-se avaliar alvos epigenéticos da associação entre tributirina e vitamina A no câncer de mama. Mais especificamente, em células de carcinoma mamário humano da linhagem MCF-7 tratadas com tributirina (pró-fármaco do ácido butírico, presente em leite e derivados) e/ou vitamina A, serão avaliados: crescimento celular, padrão de acetilação de histonas, padrão de metilação global do DNA e das regiões promotoras dos genes para CRBP-I e RARbeta; expressão dos respectivos genes e concentração de retinol e palmitato de retinila. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRADE, F. O.; NAGAMINE, M. K.; DE CONTI, A.; CHAIBLE, L. M.; FONTELLES, C. C.; JORDAO JUNIOR, A. A.; VANNUCCHI, H.; DAGLI, M. L. Z.; BASSOLI, B. K.; MORENO, F. S.; et al. Efficacy of the dietary histone deacetylase inhibitor butyrate alone or in combination with vitamin A against proliferation of MCF-7 human breast cancer cells. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 45, n. 9, p. 841-850, . (08/51742-9, 08/58697-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANDRADE, Fábia de Oliveira. Efeitos da associação entre vitamina A e ácido butírico em células de adenocarcinoma mamário humano da linhagem MCF-7. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.