Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da alimentacao com diferentes niveis caloricos nos neuronios mioentericos do colo de ratos wister durante o processo de envelhecimento.

Processo: 06/57369-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Romeu Rodrigues de Souza
Beneficiário:Renata de Britto Mari
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Envelhecimento   Restrição calórica

Resumo

Os últimos anos foram caracterizados por um aumento significativo da população idosa mundial. Por esta razão, a preocupação com o idoso está se tornando uma constante em nossa sociedade, uma vez que o processo de envelhecimento compromete as funções fisiológicas que podem ou não estar acompanhadas de alterações estruturais. No trato gastrointestinal (TGI), o processo de envelhecimento pode provocar alterações morfofuncionais significativas. A regulação da mobilidade do TGI é controlada principalmente pelos neurônios mioentéricos do sistema nervoso entérico (SNE). A diminuição na densidade destes neurônios no colo pode levar à redução na freqüência e amplitude da contração colônica, caracterizada como constipação. Entre as ações que visam diminuir os efeitos do envelhecimento no TGI estão aquelas relacionadas à dieta alimentar, na qual se pode destacar a restrição calórica (RC). A restrição calórica além de apresentar efeito neuroprotetor nos neurônios mioentéricos durante o envelhecimento, também é responsável pela diminuição da morte neuronal por apoptose, processo este acentuado com o envelhecimento. Assim sendo, este trabalho tem por objetivo avaliar os efeitos de diferentes níveis de restrição calórica sobre a plasticidade dos neurônios mioentéricos NADPH e acetilcolinesterase positivos do colo de ratos Wistar durante o processo de envelhecimento por meio de análises morfológicas (preparados de membrana e ultra-estrutura), quantitativas e imunohistoquímica (marcadores de apoptose). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, JOICE N. B.; MARI, RENATA B.; STABILLE, SANDRA R.; DE FARIA, HAROLDO G.; MOTA, THAIS F. M.; FERREIRA, WALTER M. Benefits of caloric restriction in the myenteric neuronal plasticity in aging rats. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 86, n. 3, p. 1471-1481, SEP 2014. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARI, Renata de Britto. Efeitos da alimentação com diferentes níveis calóricos nos neurônios mioentéricos do cólon de ratos Wistar durante o processo de envelhecimento. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.