Relações emergentes entre estímulos e função simbólica: implicações para o comport...
Equivalencia de estimulos e aprendizagem de leitura e escrita em criancas com defi...
Processo: | 08/54997-8 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |
Data de Início da vigência: | 01 de janeiro de 2009 |
Data de Término da vigência: | 31 de agosto de 2012 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Psicologia |
Pesquisador responsável: | Júlio César Coelho de Rose |
Beneficiário: | Maria Clara de Freitas |
Instituição Sede: | Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil |
Vinculado ao auxílio: | 03/09928-4 - Relações emergentes entre estímulos e função simbólica: implicações para o comportamento, o conhecimento e o ensino, AP.PRNX.TEM |
Assunto(s): | Equivalência de estímulos Leitura e escrita Deficiência mental |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Deficiencia Mental | Ensino De Pre-Requisitos | Equivalencia De Estimulos | Leitura E Escrita | Software De Ensino |
Resumo A Análise do Comportamento, há muito, tem se destacado na busca por modos de ensinar repertórios complexos a pessoas com deficiência mental. Neste sentido, metodologias com base em equivalência de estímulos têm sido de extrema contribuição e se mostrado altamente eficazes e econômicas, especialmente com relação a conteúdos acadêmicos e habilidades simbólicas. No Brasil, Um programa de ensino computadorizado foi recentemente adaptado para crianças com deficiência mental e obteve, também, ótimos resultados, similares aos verificados pelos estudos anteriores, com outras populações. Entretanto, para dar início ao treino em leitura, composto primariamente por tarefas de MTS arbitrário, era necessário que as crianças apresentassem uma série de pré-requisitos, como: identidade entre diversos estímulos, cópia com resposta construída e reconhecimento de figuras, habilidades que, comumente, são encontradas em falta no repertório de pessoas com níveis mais comprometidos de deficiência mental. A inclusão, nestes programas, de tarefas que ensinem de tais habilidades para que mais crianças possam se beneficiar da instrução de leitura se faz, portanto, imperativa. Assim, os objetivos deste estudo são: a. a construção de um programa de pré-requisitos para crianças com déficits na aquisição de tais habilidades, na tentativa de, em médio prazo, torná-las aptas a iniciar um treino de leitura propriamente dito; b. determinar que tipo de estratégias serão necessárias para estabelecer tal repertório. Para tanto, serão recrutadas ao menos cinco crianças com deficiência mental, que passarão, em um delineamento de linha de base múltipla entre os sujeitos, por uma avaliação abrangente de suas habilidades (a ser construída) e serão expostos a passos de ensino de cada habilidade de pré-requisito. Até o momento, um estudo piloto com uma criança foi realizado, que identificou algumas habilidades-alvo (identidade entre figuras, palavras, letras e sílabas) e concluiu que os recursos usados no ensino de leitura (MTS e CRMTS) não foram suficientes para estabelecê-las. Outras habilidades e recursos para desenvolvê-las estão sendo buscados na literatura e deverão ser empregados nos próximos procedimentos (AU) | |
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