Busca avançada
Ano de início
Entree

Bloqueio do acoplamento celular após trauma mecânico na retina altera a distribuição de células em apoptose

Processo: 09/50372-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Alexandre Hiroaki Kihara
Beneficiário:Vera Paschon
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/55210-1 - Acoplamento celular no arco da vida: desenvolvimento, adaptação e degeneração do sistema nervoso, AP.JP
Assunto(s):Degeneração neural   Junções comunicantes   Morte celular programada   Conexinas   Retina   Apoptose

Resumo

A proteção de neurônios em processos degenerativos tem recebido muita atenção nos últimos anos. Em geral, estes estudos têm como foco determinar o papel de famílias de genes em modelos específicos. No entanto, freqüentemente, os resultados são bastante contraditórios dependendo do modelo em questão, o tempo de avaliação e a abordagem utilizada. Este Projeto tem como escopo determinar estratégias de ação que contemplem a intervenção em múltiplos sistemas relacionados com a deflagração/desenvolvimento da morte celular programada. Estas intervenções ocorrerão em paralelo e, se possível, de forma coordenada, visando potencializar efeitos anti-apoptóticos em modelo de lesão na retina. Inicialmente, o objetivo deste estudo será e: 1) a dinâmica do cálcio; 2) a produção de óxido nítrico (NO); 3) acoplamento celular provido pelas conexivas (Cxs) nas junções comunicantes (JCs). Depois de determinada a expressão espaço-temporal desses genes, através de PCR em tempo real e imunohistoquimica, avaliaremos a morte celular por diversos métodos, tanto morfológicos (TÚNEL e FluoroJade) como bioquímicos (LDH, ativação de capazes) para determinar as melhores estratégias otimizando o efeito anti-apoptótico. Com este Projeto, que contará com colaboração da Dra. Jean X. Jiang (University of Texas), pretendemos estabelecer estratégias eficientes de neuroproteção que possam fornecer subsídios para novas abordagens de terapia gênica e celular. Este projeto de Doutorado está vinculado ao Projeto Jovem Pesquisador "Acoplamento Celular no Arco da Vida: Desenvolvimento, Adaptação e Degeneração do Sistema Nervoso", processo 2008/55210-1. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PASCHON, Vera. Bloqueio do acoplamento celular após trauma mecânico na retina altera a distribuição de células em apoptose.. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.