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Discriminacoes simples e reforcamento especifico e diferencial para cada classe no ensino de leitura a individuos com atraso no desenvolvimento

Processo: 08/56893-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Deisy das Graças de Souza
Beneficiário:Isabela Zaine
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Equivalência de estímulos   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atraso No Desenvolvimento | Discriminacoes Condicionais | Discriminacoes Simples | Equivalencia De Estimulos | Leitura | Reforcamento Especifico

Resumo

O paradigma de equivalência de estímulos tem sido utilizado como uma proposta operacional para investigação empírica da formação de relações simbólicas, inclusive a leitura. Os procedimentos de treino utilizados tipicamente se baseiam em discriminações condicionais, com apresentação do estímulo modelo controlando a escolha de um estímulo de comparação. Propostas do uso de procedimentos de treino baseados em discriminações simples, e não condicionais, têm sido realizadas por diferentes pesquisadores da área, com o intuito de ampliação deste paradigma para amplificar seu potencial empírico e tecnológico. Considerando também que o reforçamento utilizado faça parte da classe de estímulos equivalentes, o uso de reforçamento diferencial e específico para cada classe treinada pode auxiliar na emergência de classes não treinadas. O presente projeto propõe treino combinado de discriminações simples e condicionais utilizando palavras impressas e figuras como estímulos visuais e reforçadores diferentes e específicos para cada conjunto de estímulos para a formação de classes de estímulos equivalentes entre figuras, palavras faladas e palavras impressas. Os dados obtidos a partir do presente projeto poderão auxiliar na proposição de novos procedimentos de ensino, mais simples e rápidos, para participantes com dificuldades na aquisição de leitura, além de disponibilizar elementos novos acerca do processo básico de aquisição de relações simbólicas, mais especificamente da leitura. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZAINE, ISABELA; DOMENICONI, CAMILA; DE ROSE, JULIO C.. Simple and Conditional Discrimination and Specific Reinforcement in Teaching Reading: An Intervention Package. ANALYSIS OF VERBAL BEHAVIOR, v. 30, n. 2, p. 12-pg., . (08/56893-5, 08/57705-8)