Busca avançada
Ano de início
Entree

A expansão Tupinambá no Sul da Bacia do Amazonas

Processo: 08/58419-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Arqueologia
Pesquisador responsável:Eduardo Góes Neves
Beneficiário:Fernando Ozorio de Almeida
Instituição Sede: Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Etnoarqueologia   Cultura material   Artefatos (arqueologia)   Cerâmica indígena   Tradição   Tupinambá
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arqueologia Tupinamba | Ceramica | Etnografia Tupi-Guarani | Floresta Amazonica | Tradicao Policroma

Resumo

A presente proposta de doutorado tem como objetivo a intensificação do estudo dos grupos Tupinambá pré-históricos localizados na Amazônia meridional. Trata-se do prosseguimento da pesquisa iniciada sobre os Tupinambá do baixo Tocantins (Almeida 2008). Nessa pesquisa foi possível observar nos sítios analisa dos uma série de aspectos da cultura material (lítica e cerâmica), dos padrões de reocupação dos sítios, do espaço interno, e da relação desses grupos com outros circunvizinhos. Outro avanço importante veio com a elaboração de um quadro cronológico. Este sugeriu uma expansão Tupinambá vinda do sudoeste amazônico que, após um processo de séculos de um movimento com eixo pro eminentemente oriental, teria atingido o litoral maranhense pouco tempo antes de outro braço da mesma expansão (os Tupinambá do litoral), que subia pela costa litorânea brasileira, chegar a esse local. Dessa forma, esse projeto de doutorado indica o estudo desses grupos do sudoeste amazônico como prosseguimento natural dos trabalhos outrora realizados na parte oriental. Busca-se não só a obtenção de informações quanto à cultura material, espaço, e cronologia dos grupos ocidentais, como também o cruzamento desses dados com os obtidos, e porventura a serem levantados, nos trabalhos realizados no sudeste paraense e da Amazônia central com grupos produtores de cerâmicas policromas. Qual a relação dessas cerâmicas arqueológicas policromas do sudeste e sudoeste amazônico com a Tradição Policroma Amazônica, e qual a relação dessas cerâmicas e dessa Sub-Tradição com os Tupinambá, e com a expansão desses grupos? Essas são nossas perguntas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Fernando Ozorio de. A Tradição Polícroma no alto rio Madeira. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) São Paulo.