Busca avançada
Ano de início
Entree

PCN de História na escola: caminhos e descaminhos para a construção da cidadania.

Processo: 08/01994-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo
Beneficiário:Rodrigo Biagini Costa
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Cidadania   Ensino de história   Política educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidadania | Ensino de História | Parâmetros Curriculares Nacionais | Políticas Educacionais | Política Educacional

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como foco de estudo os Parâmetros Curriculares Nacionais (mais especificamente o PCN de História) visando apreender o conceito de cidadania nele apresentado. Outro objetivo é a compreensão dos professores de História, da direção e da coordenação da escola para a constituição de uma educação para a cidadania, além de conhecer a visão de cidadania dos/as alunos/as daquela unidade escolar. Pretende-se, através de uma pesquisa etnográfica em uma escola localizada na cidade de Marilia realizar uma investigação que seguirá uma abordagem qualitativa através de questionários semi-estruturados que serão formulados para entrevistar os professores de História, direção e alunos, no intuito de obter as informações a respeito dos pontos levantados. Realizaremos também observação em sala de aula e daremos continuidade à pesquisa bibliográfica para incluir obras que possam contribuir para a análise e para o desenvolvimento deste projeto. Por fim, com base em uma análise estruturada no contexto histórico em que os PCN's foram produzidos, poderemos conhecer e desvelar as inter-relações sobre este documento. Ao final da pesquisa esperamos contribuir para o desenvolvimento e aprofundamento do conhecimento sobre os efeitos das políticas educacionais contemporâneas nas práticas de ensino de história na escola, especialmente as propostas pelos PCN's, que reafirmam a formação para a cidadania.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Rodrigo Biagini. PCN de história na escola: caminho e descaminhos para a construção da cidadania. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.