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Novas medidas de alfabetização e suas implicações: evidências para o Brasil

Processo: 08/02450-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2009
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia do Bem-estar Social
Pesquisador responsável:André Portela Fernandes de Souza
Beneficiário:Felipe Garcia Ribeiro
Instituição Sede: Escola de Economia de São Paulo (EESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Alfabetização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetização | Externalidades | Novas Medidas | Microeconomia Aplicada

Resumo

Este trabalho visa investigar o analfabetismo no Brasil a partir do uso de novas medidas de alfabetização inicialmente desenvolvidas por Basu e Foster (1998). Tais medidas são capazes de capturar as externalidades existentes que beneficiam indivíduos analfabetos pertencentes a famílias em que haja pelo menos um membro alfabetizado. Na literatura, encontram-se dois esforços decorrentes do trabalho desses autores: o primeiro é verificar se de fato essas externalidades existem e quais são suas magnitudes; enquanto o segundo é expandir a medida desenvolvida por Basu e Foster (1998) incorporando outros elementos como por exemplo o número de pessoas alfabetizadas na família e o gênero das mesmas. Neste contexto, o presente projeto busca evidências para tais externalidades assim como a mensuração das mesmas para o Brasil.

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