Busca avançada
Ano de início
Entree

Co-registro de imagens intermodalidades utilizando a entropia de Tsallis no statistical parametric mapping(spm)

Processo: 08/03369-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Radiologia Médica
Pesquisador responsável:Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques
Beneficiário:Henrique Tomaz Do Amaral Silva
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Epilepsia

Resumo

Este projeto propõe o estudo do desempenho e robustez da entropia de TSallis no co-registro de imagens intermodalidades baseado na teoria da informação mútua (MI) para o software Statistical Parametric Mapping (SPM). Através desta proposta busca-se encontrar um método alternativo de co-registro de diferentes modalidades de imagens médicas, uma vez que a maioria dos algoritmos implementados para tal função utiliza a teoria da informação mútua através da entropia de Shannon.A superposição de diferentes modalidades de imagens médicas, tecnicamente conhecida por co-registro, pode assumir um papel relevante na determinação topográfica das alterações morfológicas e funcionais com objetivos diagnósticos e terapêuticos. O presente estudo basear-se-á em imagens de RM (Ressonância Magnética) e SPECT (Single Photon Emission Computed Tomography), exemplos de imagens estruturais e funcionais respectivamente, com a finalidade de localizar a zona epileptogênica na avaliação pré-cirúrgica de pacientes com epilepsias farmacologicamente intratáveis. Resultados preliminares indicam que os dados qualitativos do co-registro e o tempo computacional através da utilização da entropia de Tsallis são muito próximos dos resultados obtidos pela entropia clássica. Alguns testes revelaram maior robustez da entropia de TSallis em relação à de Shannon. Objetiva-se no presente projeto comparar quantitativamente as matrizes de transformação de modo a determinar qual dos métodos apresenta o melhor desempenho de co-registro entre imagens multi-modais. Será utilizado neste projeto imagens de pacientes fornecidas pelo Centro de Cirurgia de Epilepsia do HCFMRP-USP.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMARAL-SILVA, HENRIQUE; WICHERT-ANA, LAURO; MURTA, LUIZ OTAVIO; ROMUALDO-SUZUKI, LARISSA; ITIKAWA, EMERSON; BUSSATO, GERALDO FILHO; AZEVEDO-MARQUES, PAULO. The Superiority of Tsallis Entropy over Traditional Cost Functions for Brain MRI and SPECT Registration. Entropy, v. 16, n. 3, p. 1632-1651, MAR 2014. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.