Busca avançada
Ano de início
Entree

Memória das Ilusões: um estudo de Ressurreição, primeiro romance de Machado de Assis

Processo: 08/07771-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Hélio de Seixas Guimarães
Beneficiário:Amanda Rios Herane
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Narrador   Machado de Assis   Realismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Machado de Assis | narrador | realismo | Romance moderno | Machado de Assis

Resumo

A pesquisa aqui sugerida propõe uma análise do primeiro romance de Machado de Assis, Ressurreição (1872), sob a perspectiva da representação de seus personagens, em especial do protagonista Félix, pelo narrador. De acordo com esse mesmo narrador, que aparenta se colocar em posição de onisciência, é o "caráter desconfiado" de Félix que o faz ter ciúme da viúva Lívia, recusando-se a se casar com ela e, assim, vedando a si mesmo a possibilidade de ser feliz. No entanto, a narrativa apresenta brechas a partir das quais essa idéia pode ser posta em xeque - pois é possível encontrar motivos concretos para as dúvidas de Félix -, levantando suspeitas sobre a onisciência do narrador, da qual também por outras razões o leitor pode desconfiar.Essa desconfiança sobre o narrador de Ressurreição representa uma diferença deste projeto em relação às críticas existentes a respeito do romance, que de certo modo aderem ao argumento do narrador. A pesquisa parte da hipótese de que as ambigüidades da condição do narrador, ainda não devidamente ressaltadas pela crítica, geram leituras do romance marcadas por dissonâncias. A crítica do século XIX relacionou o desconcerto causado pela obra a falhas de execução da narrativa. No século XX, o livro foi visto como dissonante em relação às obras machadianas produzidas a partir de Memórias Póstumas de Brás Cubas, consideradas como pertencentes à "segunda fase" do autor. Assim sendo, esta pesquisa abordará ainda as recepções críticas de Ressurreição a fim de identificar de que maneira formularam o descompasso causado pela obra, que atribuímos aqui também a fatores vinculados ao narrador.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HERANE, Amanda Rios. Memória das Ilusões: um estudo de Ressureição, primeiro romance de Machado de Assis. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.