Busca avançada
Ano de início
Entree

Concepção do professor de Educação Física sobre a inclusão do aluno com deficiência

Processo: 09/04469-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Eduardo José Manzini
Beneficiário:Maria Luiza Salzani Fiorini
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Inclusão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aluno com deficiência | Inclusão | Professores de Educação Física | Educação Especial

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar como os professores de Educação Física do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) e Ensino Médio concebem sua prática escolar. De modo específico objetiva-se identificar quais os subsídios teóricos - metodológicos os professores de Educação Física indicam possuir para atuar diante da diversidade; identificar se os professores de Educação Física estão seguindo ou não a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, diante de turma que apresenta um aluno com deficiência regularmente matriculado; identificar quais as estratégias de ensino e recursos pedagógicos, para a inclusão, os professores de Educação Física indicam utilizar em suas aulas e, identificar se as concepções apresentadas convergem ou não para o ensino numa abordagem inclusiva. A presente investigação fará uma aproximação entre pesquisa quantitativa e qualitativa, uma vez que dados quantitativos podem oferecer subsídios qualitativos muito fortes para compreender um fenômeno. Os procedimentos utilizados serão: entrevista semiestruturada e coleta dados por meio de questionário. A entrevista semiestruturada terá dois objetivos: o primeiro será compreender como os participantes concebem o fenômeno que está sendo estudado, ou seja, como descrevem a sua prática pedagógica em sua turma com a presença de alunos com deficiência e, a partir dos dados informados pelos participantes, a elaboração de um questionário, com perguntas fechadas, nas quais as respostas padronizadas sejam provenientes de participantes que vivenciaram situação semelhante. Na primeira etapa, participarão da pesquisa 10 professores de Educação Física, que serão entrevistados. Na segunda etapa, será aplicado um questionário em um número (n) maior de participantes, buscando encontrar um número entre 50 a 100 professores de Educação Física. A analise de conteúdo será utilizada para os dados advindos da entrevista. O questionário será analisado com estatística descritiva.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FIORINI, Maria Luiza Salzani. Concepção do professor de educação física sobre a inclusão do aluno com deficiência. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.