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As ONGs e a promoção da educação pública no Brasil: entre militância política e expertise profissional.

Processo: 09/14827-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2010
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Maria Fonseca de Almeida
Beneficiário:Rosangela Carrilo Moreno
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/56499-0 - Circulação internacional e formação dos quadros dirigentes brasileiros, AP.TEM
Assunto(s):Internacionalização   Sociologia educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Internacionalização | militância e produção de políticas educacionais | militância política | ONGs | socialização política | Sociologia da Educação

Resumo

Essa pesquisa busca interrogar as condições sociais que favoreceram a construção de uma forma particular de militância política, aquela vinculada a ONGs, e seus efeitos sobre os processos de produção de políticas de Estado na área educacional. Para isto, a pesquisa apóia-se no estudo comparativo da trajetória social de lideranças de duas ONGs que atuam na promoção da educação no Brasil (Ação Educativa e Alfabetização Solidária), considerando: (i) os processos que permitem o surgimento de indivíduos com as disposições necessárias para se engajar nesse tipo de atuação política; (ii) a configuração social específica que possibilitou a reunião desses indivíduos em redes que estiveram na origem das ONGs em foco e ainda sustentam sua atuação; (iii) as transformações no espaço de produção de políticas públicas na área educacional, cujo padrão mais recente de internacionalização está associado à atuação dessas redes.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORENO, Rosangela Carrilo. ONGs com mandato para elaborar políticas públicas?: a participação de ONGs nas políticas de alfabetização e educação de jovens e adultos no Brasil (1990-2010). 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.