Busca avançada
Ano de início
Entree

Biomassa e produtividade subterrâneas no cerrado: relação com fogo, solo e topografia

Processo: 10/00982-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2014
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Marco Antônio Portugal Luttembarck Batalha
Beneficiário:Priscilla de Paula Loiola
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Savana   Manejo   Diversidade funcional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ciclagem de carbono | diversidade funcional | funcionamento de comunidades | manejo | savana | Ecologia de comunidades vegetais

Resumo

A produtividade da comunidade pode ser medida por meio da biomassa da comunidade vegetal. A biomassa subterrânea, no entanto, é difícil de ser obtida, mas é imprescindível para avaliarmos o papel da vegetação no ciclo global do carbono. As árvores de cerrado têm raízes profundas, e sua contribuição ao sequestro carbono deve ser subestimada. Mediremos a biomassa subterrânea em uma área de cerrado, relacionando-a com a diversidade de espécies, diversidade funcional, qualidade nutricional do solo e frequência de fogo. Esperamos que a produtividade aumente com o aumento da diversidade de espécies, com o aumento da diversidade funcional, já que deve haver maior complementaridade no uso de recursos, com o aumento da disponibilidade de recursos no solo e com a diminuição da frequência de fogo. Amostraremos 100 parcelas no Parque Nacional das Emas, Goiás, em que também estimaremos a biomassa subterrânea, analisaremos o histórico de queimadas, mediremos as variáveis edafo-topográficas. Usaremos o índice de Shannon para a diversidade tradicional e treze traços funcionais relacionados a distúrbios para o cálculo da diversidade funcional. Usaremos o modelo generalizado linear misto para analisar os resultados. Além disso, pretendemos comparar os dados de biomassa e produtividade subterrânea com dados de outras savanas do mundo e de florestas, esperando que a produtividade do cerrado seja similar a das savanas e superior a de florestas. Esperamos ainda, com base nos nossos resultados, propor estratégias de manejo que maximizem o sequestro de carbono para áreas de cerrado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOIOLA, PRISCILLA P.; CARVALHO, GUSTAVO H.; BATALHA, MARCO A.. Disentangling the roles of resource availability and disturbance in fine and coarse root biomass in savanna. AUSTRAL ECOLOGY, v. 41, n. 3, p. 255-262, . (10/00982-0)
LOIOLA, PRISCILLA P.; SCHERER-LORENZEN, MICHAEL; BATALHA, MARCO ANTONIO. The role of environmental filters and functional traits in predicting the root biomass and productivity in savannas and tropical seasonal forests. FOREST ECOLOGY AND MANAGEMENT, v. 342, p. 49-55, . (10/00982-0)