Busca avançada
Ano de início
Entree

Biomassa e produtividade subterrâneas no cerrado: relação com fogo, solo e topografia

Processo: 10/00982-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2014
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Marco Antônio Portugal Luttembarck Batalha
Beneficiário:Priscilla de Paula Loiola
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Savana   Manejo   Diversidade funcional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ciclagem de carbono | diversidade funcional | funcionamento de comunidades | manejo | savana | Ecologia de comunidades vegetais

Resumo

A produtividade da comunidade pode ser medida por meio da biomassa da comunidade vegetal. A biomassa subterrânea, no entanto, é difícil de ser obtida, mas é imprescindível para avaliarmos o papel da vegetação no ciclo global do carbono. As árvores de cerrado têm raízes profundas, e sua contribuição ao sequestro carbono deve ser subestimada. Mediremos a biomassa subterrânea em uma área de cerrado, relacionando-a com a diversidade de espécies, diversidade funcional, qualidade nutricional do solo e frequência de fogo. Esperamos que a produtividade aumente com o aumento da diversidade de espécies, com o aumento da diversidade funcional, já que deve haver maior complementaridade no uso de recursos, com o aumento da disponibilidade de recursos no solo e com a diminuição da frequência de fogo. Amostraremos 100 parcelas no Parque Nacional das Emas, Goiás, em que também estimaremos a biomassa subterrânea, analisaremos o histórico de queimadas, mediremos as variáveis edafo-topográficas. Usaremos o índice de Shannon para a diversidade tradicional e treze traços funcionais relacionados a distúrbios para o cálculo da diversidade funcional. Usaremos o modelo generalizado linear misto para analisar os resultados. Além disso, pretendemos comparar os dados de biomassa e produtividade subterrânea com dados de outras savanas do mundo e de florestas, esperando que a produtividade do cerrado seja similar a das savanas e superior a de florestas. Esperamos ainda, com base nos nossos resultados, propor estratégias de manejo que maximizem o sequestro de carbono para áreas de cerrado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(As publicações científicas contidas nesta página são originárias da Web of Science ou da SciELO, cujos autores mencionaram números dos processos FAPESP concedidos a Pesquisadores Responsáveis e Beneficiários, sejam ou não autores das publicações. Sua coleta é automática e realizada diretamente naquelas bases bibliométricas)
LOIOLA, PRISCILLA P.; CARVALHO, GUSTAVO H.; BATALHA, MARCO A.. . AUSTRAL ECOLOGY, v. 41, n. 3, p. 255-262, . (10/00982-0)
LOIOLA, PRISCILLA P.; SCHERER-LORENZEN, MICHAEL; BATALHA, MARCO ANTONIO. . FOREST ECOLOGY AND MANAGEMENT, v. 342, p. 49-55, . (10/00982-0)