Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação da prevalência e caracterização molecular dos poliomavírus humanos - bk e jc - em pacientes submetidos a transplante renal

Processo: 10/01710-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2010
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Claudio Sergio Pannuti
Beneficiário:Renato dos Reis Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Virologia   Transplante de rim   Biologia molecular

Resumo

A família Polyomaviridae é formada por vírus que infectam o homem e diferentes espécies de animais, entre as quais macacos, bovinos, coelhos, e camundongos. O poliomavírus BK foi primeiramente isolado em 1971 a partir de um receptor de transplante de rim de origem sudanesa. O vírus BK desenvolve uma infecção subclínica persistente nos rins de indivíduos saudáveis porêm em indivíduos imunocomprometidos, especialmente submetidos a transplante renal, a reativação do vírus poderá desenvolver patologias, tais como nefropatias. Em 1965, um ano após a descrição do primeiro caso de uma doença desmielinizante grave, denominada leucoencefalopatia multifocal progressiva ou LEMP, a presença de partículas virais nas células da glia em biópsias confirmou as especulações sobre a etiologia desta doença. Os experimentos posteriores que identificaram o vírus como agente infeccioso de LEMP foram realizados por Padget em 1971. Os autores conseguiram demonstrar a atividade biológica viral em amostras retiradas de um paciente com as iniciais JC. Diferentes testes de triagem para o diagnóstico dos poliomavírus têm sido desenvolvidos, entre os quais destacam-se a citologia com demonstração de células contendo inclusões virais (decoy cells) em urina, a detecção de DNA do BKV ou mRNA do gene VP-1 em urina. Atualmente é reconhecida a importância clínica dos poliomavírus, especialmente a morbidade relacionada à infecção por BK em pacientes submetidos a transplante renal. O principal objetivo deste projeto é a determinação das prevalências, carga viral e dinâmica de excreção urinária dos poliomavírus BK e JC em amostras sequenciais de urina de pacientes submetidos a transplante renal. Os pacientes transplantados renais serão submetidos a acompanhamento clínico/laboratorial de rotina durante o período pós-transplante da Unidade de Transplante Renal do HC-FMUSP e receberão drogas imunossupressoras e antimicrobianas de acordo com as diretrizes do serviço. Paralelamente ao acompanhamento de rotina os pacientes serão monitorados para detecção de replicação do poliomavírus e o possível desenvolvimento de nefropatias. Para tal, serão otimizadas e aplicadas técnicas moleculares de reação em cadeia por polimerase em tempo real (qRT-PCR) específicas para cada um dos poliomavírus humanos. As amostras que se apresentarem positivas para os vírus BK e JC através da qRT-PCR serão por sua vez submetidas a genotipagem e a análise filogenética. Apesar de já bem estabelecidas no exterior, ainda não existem em nosso meio informações disponíveis sobre a prevalência dos poliomavirus BK e JC em pacientes submetidos a transplante renal. São de grande importância estudos que envolvam vírus latentes e pacientes imunocomprometidos devido ao aumento da incidência de infecções causadas por tais patógenos em transplantados renais, a medida em que novas e potentes drogas imunossupressoras são desenvolvidas e disponibilizadas para o tratamento.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
URBANO, PAULO ROBERTO P.; DA SILVA NALI, LUIZ H.; OLIVEIRA, RENATO DOS R.; SUMITA, LAURA M.; DA SILVA FINK, MARIA CRISTINA D.; PIERROTTI, LIGIA C.; BICALHO, CAMILA DA SILVA; DAVID-NETO, ELIAS; PANNUTI, CLAUDIO S.; ROMANO, CAMILA M. Variable sources of Bk virus in renal allograft recipients. Journal of Medical Virology, v. 91, n. 6, p. 1136-1141, JUN 2019. Citações Web of Science: 0.
BICALHO, CAMILA SILVA; OLIVEIRA, RENATO DOS REIS; DAVID, DAISA RIBEIRO; DOMINGUES SILVA FINK, MARIA CRISTINA; AGENA, FABIANA; CASTRO, MARIA CRISTINA; PANUTTI, CLAUDIO; DAVID-NETO, ELIAS; PIERROTTI, LIGIA CAMERA. Determination of viremia cut-off for risk to develop BKPyV-associated nephropathy among kidney transplant recipients. TRANSPLANT INFECTIOUS DISEASE, v. 20, n. 5 OCT 2018. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Renato dos Reis. Determinação da incidência e caracterização molecular do poliomavírus humano BK em pacientes submetidos a transplante renal. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.