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Corpo direito, espaço ordenado: a carteira esolar como dispositivo pedagógico e higiênico (são paulo final do século xix e início do xx)

Processo: 10/01881-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2010
Data de Término da vigência: 31 de março de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Diana Gonçalves Vidal
Beneficiário:Wiara Rosa Rios Alcântara
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cultura material   Cultura escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carteira Escolar | cultura escolar | cultura material | escola paulista | História Conectada | Modernidade Educativa | História da Educação e Historiografia

Resumo

O presente estudo tem a finalidade de investigar as carteiras escolares como dispositivo pedagógico e higiênico, durante as últimas décadas do século XIX e as duas primeiras do século XX. A partir de documentos do acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo (seção de almoxarifado) e das Escolas Normais, dos Grupos Escolares e Escolas Isoladas pretende-se não somente descrever o mobiliário escolar, identificar os modelos de carteiras, ou ainda, a proveniência das mesmas. Dentre outros objetivos, pretende-se contextualizar as carteiras escolares para saber de que forma princípios médico-higiênicos e teorias pedagógicas se relacionaram com a presença destes objetos de uso cotidiano nas escolas. Isso porque a constituição da escola paulista, no período citado, não está limitada à sua dimensão imaterial (como as doutrinas políticas, científicas ou pedagógicas). Ao lado dessa dimensão, deve-se dar atenção às possibilidades materiais de produção cotidiana dessas escolas, nos deslocamentos entre o local e o global.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALCÂNTARA, Wiara Rosa Rios. Por uma história econômica da escola: a carteira escolar como vetor de relações (São Paulo, 1874 -1914). 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.