Busca avançada
Ano de início
Entree

A dinâmica da psyché na filosofia platônica: da tripartição interna ao caráter unitário da alma

Processo: 10/03513-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Lucas Angioni
Beneficiário:Natalia Costa Rugnitz
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia antiga   Alma   Instinto   Razão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alma | Conflito | Emoção | instinto | razão | Filosofia Antiga

Resumo

A natureza da alma (psyché) é o assunto central do estudo que propomos; a filosofia platônica, sua plataforma teórica. Procuraremos em primeiro lugar, com base na República e apoio no Fédon e no Banquete, introduzir separadamente as três modalidades principais nas quais a psyché se manifesta segundo o autor: a racional (logistikón, vinculada à razão), a irascível (thumoides, relacionada aos sentimentos ou emoções) e a apetitiva (epithymetikón, ligada aos desejos). A seguir, e com base exclusivamente na República, atenderemos à concepção platônica da relação entre as partes da alma e sua articulação na unidade. Estudaremos a "teoria da alma tripartida" procurando mostrar (i) o modo em que Platão estabelece e justifica a hierarquia interna das partes da psyché, coroada pela razão; (ii) os modos alternativos de organização das mesmas, dedicando especial atenção àqueles considerados "deficientes" ou conflituosos. Finalmente, (iii) investigaremos a possibilidade de defender a tese de que o conflito das partes da alma é próprio de sua natureza, estudando os tipos de conflito que Platão destaca, as possibilidades de resolução dos mesmos e os limites dessas possibilidades. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RUGNITZ, Natalia Costa. Estrutura e dinâmica da psique na filosofia platônica da República. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.