Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da luz e endotelina no mecanismo molecular do relógio em Melanóforos de Xenopus laevis

Processo: 10/51374-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Ana Maria de Lauro Castrucci
Beneficiário:Maria Nathália de Carvalho Magalhães Moraes Figueira Borges
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/03381-1 - Fisiologia comparativa de relógios periféricos: genes de relógio (CLOCK, PER1, PER2, CRY1 e BMAL 1) e sua modulação por luz e hormônios em peixes, anfíbios e mamíferos, AP.TEM
Assunto(s):Melanóforos   Endotelinas   Genes de relógio   Melanopsinas   Xenopus

Resumo

Os relógios biológicos são fundamentais para a sincronização do comportamento dos organismos a mudanças no fotoperíodo. Uma alça auto regulatória de transcrição e tradução de genes, chamados genericamente de genes de relógio, é a base molecular que regula os relógios biológicos. Considerando que células em cultura possam constituir modelos de relógios periféricos, avaliaremos a expressão dos genes de relógios em melanoforos de Xenopus laevis, os quais respondem com migração pigmentar a uma variedade de agentes, incluindo endotelinas. Em células pigmentares de humanos, endotelinas. Atuam como agentes mitogênicos e melanogênicos evocando diversas vias de sinalização, envolvendo participação de cálcio, via das MAP kinases e PKC Pretendemos determinar o padrão temporal da expressão dos genes de relógio e sua modulação por endotelina-3. Para tanto, será quantificada a bigluminescência de luciferina gerada pela ativação da luciferase ligada ao promotor de Perl, além da quantificação da proteína dos genes do relógio. Ainda, serão realizados ensaios de PCR quantitativo na presença e na ausência de bloqueadores específicos de componentes de cascatas intracelulares para determinação das vias de transdução do sinal envolvidas na modulação de Opn4x por endotelinas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAMOS, BRUNO C. R.; MORAES, MARIA NATHALIA C. M.; POLETINI, MARISTELA O.; LIMA, LEONARDO H. R. G.; CASTRUCCI, ANA MARIA L. From Blue Light to Clock Genes in Zebrafish ZEM-2S Cells. PLoS One, v. 9, n. 9 SEP 3 2014. Citações Web of Science: 18.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BORGES, Maria Nathália de Carvalho Magalhães Moraes Figueira. Efeito da luz e endotelina no mecanismo molecular do relógio em melanóforos de Xenopus laevis. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.