Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégia operacional de sistema formado por reator não compartimentado com setores com aeração/sem aeração precedido por reator anaeróbio

Processo: 10/51782-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2010
Vigência (Término): 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:José Roberto Campos
Beneficiário:Aurélia de Oliveira Almeida
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Tratamento biológico anaeróbio   Tratamento biológico aeróbio   Remoção de nutrientes

Resumo

O presente trabalho propõe-se a estudar estratégias operacionais de um reator anóxico /aeróbio não compartimentado, com crescimento suspenso e com fluxo contínuo, constituído por sete setores em série (sem separação física), instalado após um reator anaeróbio, visando à remoção simultânea de nitrogênio, fósforo e matéria carbonácea do esgoto sanitário. O projeto será dividido em duas Etapas, nas quais serão variados o tempo de retenção celular, vazão de recirculação, tempo de detenção hidráulica, a aeração e a mistura nos setores existentes. Para a Etapa I, as condições de operação definidas para os setores do reator anóxico/aeróbio foram: i) dois primeiros setores só com agitação e os cinco demais com aeração; ii) aeração intermitente em todos os setores. As condições para a Etapa II serão definidas, posteriormente, com base nos resultados da Etapa I. Na unidade experimental haverá sistema automatizado que fará monitoramento on-line dos parâmetros de pH, oxigênio dissolvido, potencial de óxido-redução, nitrogênio amoniacal e nitrato; e com base na variação desses parâmetros ao longo do sistema, serão programados os tempos de aeração/mistura sem aeração nos setores do reator anóxico/aeróbio. Análises químicas serão realizadas em conjunto com o monitoramento on-line e seus resultados permitirão avaliar as melhores condições de remoção simultânea de nitrogênio e fósforo. Assim, diretrizes associadas a uma proposição de estratégia operacional para o tratamento de esgoto sanitário serão conhecidas, e serão úteis em sistemas com configuração semelhantes à proposta nesta pesquisa. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Aurélia de Oliveira. Estratégia operacional de sistema formado por reator não compartimentado com setores com aeração/sem aeração precedido por reator anaeróbio. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.