Busca avançada
Ano de início
Entree

Preparação, modulação, encapsulação e liberação controlada de plasma rico em plaquetas para aplicação em terapia regenerativa.

Processo: 10/17434-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2013
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Maria Helena Andrade Santana
Beneficiário:Amanda Gomes Marcelino Perez
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ácido hialurônico   Plasma rico em plaquetas   Encapsulação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ácido hialuronico | Planejamento de experimentos e análise de superfície de resposta | plasma rico em plaquetas | Processos Biotecnológicos

Resumo

O plasma rico em plaquetas (PRP) é uma terapia autóloga, não imunogênica, capaz de estimular e acelerar a regeneração tecidual. Apesar do intenso uso desta terapia na medicina ortopédica, os dados científicos relacionados com a análise e/ou padronização do preparo do PRP ainda são muito dispersos. A qualidade do PRP preparado é fundamental para o sucesso da sua aplicação clínica. Aspectos críticos como a liberação precoce dos seus fatores de crescimento (FCs) durante a preparação, tornando-os inativos, e a sua liberação rápida in vivo, reduzem a eficácia clínica da terapia com PRP, uma vez que o processo de regeneração óssea requer a liberação dos FCs com controle espacial e temporal. Buscando melhorar estes aspectos, o presente projeto de pesquisa propõe a modulação e otimização da qualidade do PRP em função das variáveis operacionais envolvidas no processo global de preparo, e a sua encapsulação em gel hidrofílico como estratégias para padronização do PRP, proteção e liberação gradual dos seus FCs in vivo. No primeiro caso, o estudo utilizará a técnica estatística de planejamento fatorial e análise de superfície de resposta, aplicada à preparação de PRPs com e sem camada leucocitária. A encapsulação utilizará hidrogéis de ácido hialurônico na forma de partículas, reticuladas ionicamente com gluconato de cálcio ou polilisina. Ambas as estratégias são inéditas na literatura. Os resultados obtidos deste projeto contribuirão para a preparação segura e reprodutiva de PRPs, e para o aumento da sua eficácia nas aplicações clínicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREZ, Amanda Gomes Marcelino. Preparation, modulation, encapsulation and controlled release of platelet-rich plasma for application in regenerative therapy. 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química Campinas, SP.