Busca avançada
Ano de início
Entree

A série Na Roça, de Renato S. Fleury, na história do ensino da leitura no Brasil

Processo: 10/04078-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Maria do Rosário Longo Mortatti
Beneficiário:Cyntia Grizzo Messenberg
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura   Leitura   Alfabetização   Ensino de língua portuguesa   Escola rural   Vida rural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino da leitura | história da alfabetização | método misto | Renato Sêneca Fleury | Série Na roça | Fundamentos da educação

Resumo

Neste projeto de pesquisa, em andamento, apresentam-se etapas para o desenvolvimento de pesquisa de Mestrado em Educação, vinculada às linhas "Alfabetização" e "Ensino de língua portuguesa" do Grupo de Pesquisa e do Projeto Integrado de Pesquisa "História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil", todos coordenados por Maria do Rosário Longo Mortatti. Com o objetivo geral de contribuir para a produção de uma história do ensino de língua e literatura no Brasil¸ em continuidade às atividades desenvolvidas, desde 2008, como bolsista de iniciação científica (PIBIC/CNPq/Unesp), focaliza-se a proposta para o ensino da leitura apresentada na cartilha e nos três livros de leitura que integram a Série Na roça, de Renato Sêneca Fleury (1895-1980), publicada, em 1936, pela editora Melhoramentos e destinada, especialmente, a alunos das escolas rurais. Mediante abordagem histórica centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio de procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção, ordenação e análise de fontes documentais e de leitura da bibliografia especializada sobre o tema, vem-se analisando a configuração textual dos livros que integram essa série de leitura para compreender os aspectos constitutivos do seu sentido. A escolha da Série Na roça deve-se tanto a sua destinação quanto ao fato de ter sido publicada em um significativo momento da história da alfabetização no Brasil. Até o momento, foi possível constar que, nessa Série, concretizam-se as principais características do método misto para o ensino inicial da leitura, que passou a ser considerado o mais rápido e eficiente, a partir daquele momento histórico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MESSENBERG, Cyntia Grizzo. A série Na Roça, de Renato S. Fleury, na história do ensino da leitura no Brasil. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.