Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da validade e fidedignidade da escala de ansiedade social de liebowitz - versão auto-aplicada

Processo: 10/12736-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Flávia de Lima Osório
Beneficiário:Larissa Forni dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ansiedade social   Validade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ansiedade social | Escala | Fidedignidade | validade | Validação de Instrumento

Resumo

O Transtorno de Ansiedade Social (TAS) é uma categoria diagnóstica reconhecida em 1980, caracterizada por medo acentuado ou persistente de situações nas quais o individuo poderia sentir vergonha, levando ao comportamento de esquiva fóbica, por medo de fazer algo ou comportar-se de maneira humilhante ou embaraçosa. A sintomatologia tende a aparecer ainda na adolescência, as comorbidades com outros transtornos psiquiátricos são freqüentes, acarretando em prejuízos psicossociais significativos. Porém, quando diagnosticado e tratado corretamente, tais prejuízos tendem a ser suavizados, possibilitando ao portador do TAS um potencial de mudanças e melhorias na trajetória de vida. Ainda sim, o TAS é um transtorno pouco diagnostica, devido as dificuldades em perceber suas características como sintomas. Desse modo, a validação de instrumentos para rastreamento do TAS são de grande importância para auxiliar no diagnóstico e conduta. Dentre os instrumentos, a Escala de Ansiedade Social de Liebowitz (LSAS) tem sido a mais utilizada no contexto clínico e de pesquisa em diversos centros, porém no Brasil, ainda não conta com estudos consistentes relativos às suas características psicométricas. Assim, esse projeto propõe-se a aferir as qualidades psicométricas de validade e fidedignidade da LSAS, traduzida para o português do Brasil, em sua versão auto-aplicada, em uma amostra de universitários da população geral (N= 413), e em uma amostra clínica de casos e não casos de TAS (N= 253). Para tanto, foram coletados dados em duas universidades do interior do estado de São Paulo e estes serão analisados estatisticamente em relação à validade concorrente, divergente, discriminativa e fidedignidade teste-reteste.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Larissa Forni dos. Estudo da validade e fidedignidade da Escala de Ansiedade Social de Liebowitz - versão auto-aplicada. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.