William Hamilton Meeks III | University of Massachusetts - Estados Unidos
Superficies minimas do espaco euclidiano tridimensional r^3.
Estudo das superfícies com curvatura média um no espaço hiperbólico
Processo: | 10/17666-3 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de março de 2011 |
Data de Término da vigência: | 29 de fevereiro de 2012 |
Área de conhecimento: | Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Geometria e Topologia |
Pesquisador responsável: | Irene Ignazia Onnis |
Beneficiário: | Guilherme Baggio Ferla |
Instituição Sede: | Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil |
Assunto(s): | Curvas (geometria) Superfícies mínimas Geometria diferencial |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | curvas | superfícies | superfícies mínimas | Geometria diferencial |
Resumo Este projeto de iniciação científica propõe introduzir o aluno à Geometria Diferencial através do estudo da teoria local das curvas e superfícies do espaço Euclidiano tridimensional. Pela própria natureza do tema proposto, o projeto permite que o aluno utilize conceitos, métodos e resultados estudados nas disciplinas de geometria analítica, cálculo (diferencial e integral) e álgebra linear. Tratando-se de um primeiro contato do aluno com a Geometria Diferencial, procuraremos abordar os tópicos propostos de forma simples e ilustrar os conceitos envolvidos por meio de vários exemplos. O conteúdo do projeto será desenvolvido na forma de seminários semanais apresentados pelo aluno, utilizando quadro e giz. Será também usado o software MATHEMATICA como ferramenta para uma mais apurada compreensão dos tópicos da teoria de curvas e superfícies selecionados. Ressaltamos que, no intento de rever e fixar a teoria, o estudo será sempre acompanhado da resolução de exercícios, que serão entregues à docente para sua correção, sendo que aqueles que o aluno achar mais importantes constarão no relatório final para uma melhor compreensão da teoria, por parte do leitor. Desta maneira o aluno terá a experiência de como se confecciona um material didático. (AU) | |
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