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Interação mãe-bebê e a influência de variáveis maternas e do bebê

Processo: 10/19095-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues
Beneficiário:Ana Cláudia Zerbinatti
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Idade materna   Recém-nascido prematuro   Relações mãe-filho   Fatores de risco
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fatores de Risco | Idade Materna | Interação mãe-bebê | mãe adolescente | prematuridade | Interação mãe-bebê

Resumo

A interação mãe-bebê tem sido foco de estudo de inúmeras investigações nas últimas décadas, assim como os fatores de risco que podem afetar esta interação, promovendo-a ou prejudicando-a. A partir desta questão, o presente estudo analisará as interações mãe-bebê, tendo como intuito verificar se há ou não diferenças nas mesmas considerando a presença/ausência de fatores de risco para o desenvolvimento do bebê, como a prematuridade e a idade da mãe, adulta/adolescente. A metodologia consistirá na filmagem de 30 mães e seus bebês, com idade entre três e seis meses, sendo 10 de cada uma das condições: Gpre (grupo das díades mães e seus bebês prematuros); Gma (grupo das díades mães adolescentes e seus bebês nascidos a termo) e, o Gcon (grupo das díades mães adultas e seus bebês nascidos a termo) com 10 minutos de duração e em situação de atividade lúdica. A análise das filmagens se dará através das categorias previstas no POIMB 0-6 (Protocolo de observação da interação mãe-bebê - 0-6 meses). Posteriormente os dados obtidos serão submetidos às análises estatísticas apropriadas, comparando os três grupos envolvidos. Os dados obtidos no presente estudo poderão indicar aspectos da interação mãe-bebê, filhos de mães adolescentes ou prematuros que, se trabalhados em programas de intervenção precoce, podem auxiliar no estabelecimento de uma relação saudável entre a díade, promovendo o desenvolvimento do bebê.

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