Busca avançada
Ano de início
Entree

As implicações da formação continuada na prática pedagógica de professores escolares: análise da eficácia de um programa no âmbito da cultura corporal de movimento

Processo: 10/12135-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger
Beneficiário:Fernanda Rossi
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Práticas pedagógicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Corporal de Movimento | Formação continuada de professores | prática pedagógica | Formação de Professores

Resumo

A presente pesquisa propõe analisar as implicações de um Programa de formação continuada na prática pedagógica de um grupo de professoras-cursistas que atuam no ensino infantil e séries iniciais do ensino fundamental, objetivando constatar a sua eficácia no repensar e na transformação da maneira das professoras ensinarem os conteúdos da Cultura Corporal de Movimento. Para tanto serão identificados e analisados: os significados, os conhecimentos científicos e metodológicos, as experiências e as dificuldades das professoras-cursistas referentes ao ensino dos conteúdos da Cultura Corporal de Movimento, bem como, suas expectativas quanto ao Programa de formação; as possíveis transformações da prática pedagógica das professoras-cursistas com referência ao ensino dos conteúdos da Cultura Corporal de Movimento e os elementos que se constituem como entraves, impedindo ou dificultando a transformação da prática pedagógica. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, fundamentada no método de abordagem da história do tempo presente. Serão empregados os seguintes procedimentos de coleta de dados: pesquisa documental, questionário, entrevista semi-estruturada e observação não participante. A investigação contemplará duas etapas: primeiramente o acompanhamento e a análise dos documentos de um Programa de Formação Continuada desenvolvido no âmbito da Cultura Corporal de Movimento e as coletas das narrativas das professoras-cursistas pelas entrevistas e questionários e, posteriormente, a observação da prática pedagógica de uma amostragem de professoras-cursistas nas escolas em que lecionam. Os sujeitos da pesquisa serão as professoras-cursistas, pedagogas da rede municipal de uma cidade do interior de São Paulo, participantes do programa de formação objeto da pesquisa. A discussão dos resultados dar-se-á à luz da literatura contemplando a análise de conteúdo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSSI, Fernanda. Implicações da formação continuada na prática pedagógica do(a) professor(a) no âmbito da cultura corporal do movimento. 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.