Busca avançada
Ano de início
Entree

A atitude investigativa na constituição do professor: jogos de imagens e elaboração do conhecimento

Processo: 09/13870-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Luiza Bustamante Smolka
Beneficiário:Augusta Tie Yamamoto
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/50556-0 - Condições de desenvolvimento humano e práticas contemporâneas: as relações de ensino em foco, AP.EP
Assunto(s):Formação de professores   Desenvolvimento humano   Construção do conhecimento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento humano | perspectiva historico-cultural | práticas discursivas | práticas escolares | relações de ensino | Psicologia Educacional

Resumo

O projeto tem como objetivos: 1. analisar as relações entre atuação profissional e produção de conhecimento nas relações de ensino; e 2. investigar como as construções sociais - imagens e expectativas - com relação às posições de professor e aluno vão marcando a prática docente numa sala do 1º ciclo do ensino fundamental. Ao propormos esta investigação, buscamos compreender como acontecem as relações de ensino nas tensões entre aquilo que é planejado e priorizado pela professora e as circunstâncias do momento vivido. A pesquisa será tanto empírica quanto teórica. A proposta é procedermos ao registro e análise de material que nos ajudará a evidenciar o cotidiano da minha sala de aula. Ao mesmo tempo realizaremos uma revisão bibliográfica com a intenção de estabelecer diálogo com autores que nos ajudem a fundamentar o projeto teoricamente. A metodologia do trabalho inspira-se nos princípios da pesquisa etnográfica. As análises do material empírico serão feitas em diálogo com os textos, conceitos e concepções de diversos autores que têm ancorado os trabalhos em uma perspectiva histórico-cultural. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)