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Desenvolvimento da Linguagem em Prematuros Tardios

Processo: 11/07153-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Jacy Perissinoto
Beneficiário:Marcela Nunes Mecca
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Linguagem | Linguagem

Resumo

Na literatura há indícios de que o desenvolvimento de linguagem em prematuros (abaixo ou igual a 37 semanas gestacionais) encontra-se defasado em relação ao de termos. Acredita-se que a idade gestacional (IG) e o peso ao nascer interfiram no processo de aquisição de linguagem destas crianças. Quanto menor a IG, maior o risco para alterações do desenvolvimento. Durante muito tempo, prematuros tardios foram considerados de baixo risco, por terem IG próxima à dos nascidos a termo. Contudo, muitos estudos relatam que estes são mais freqüentemente re-internados, têm mais insuficiência respiratória, convulsões, problemas de alimentação, entre outros, quando comparados àqueles nascidos a termo. Dessa forma, a prematuridade tardia poderia ser considerada situação de risco, necessitando de acompanhamento específico. Este estudo tem por objetivo descrever e analisar o desempenho na linguagem de crianças nascidas prematuras tardias (34 a 36 semanas gestacionais) em relação às muito prematuras (abaixo de 32 semanas gestacionais). Para isso, serão considerados 50 prontuários da avaliação fonoaudiológica da linguagem de crianças nascidas pré-termo e com peso inferior a 2500g, com idade cronológica entre 11 e 24 meses, acompanhadas por equipe multiprofissional na Casa do Prematuro-UNIFESP. Será considerado como instrumento de avaliação o Preschool Language Scale-4 que avalia as habilidades de linguagem, nos aspectos de emissão e recepção.

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