Busca avançada
Ano de início
Entree

Ultrassonografia dúplex-Doppler colorido e elastografia de lesões hepáticas focais em modelo experimental de esteatohepatite não-alcoólica (ratos Sprague-Dawley)

Processo: 11/07708-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Radiologia Médica
Pesquisador responsável:Maria Cristina Chammas
Beneficiário:Cibele Figueira Carvalho
Instituição Sede: Instituto de Radiologia (INRAD). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fígado gorduroso   Técnicas de imagem por elasticidade   Carcinoma hepatocelular   Fígado   Ultrassonografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doppler ultrassonografia | Elastografia | Esteatohepatite | fígado | hepatocarcinoma | Ultrassonografia | Ultrassonografia

Resumo

O carcinoma hepatocelular é o quinto tumor mais comum e é uma reconhecida complicação da esteatohepatite não alcoólica em estágio avançado. A detecção precoce de lesões focais hepáticas é um desafio na rotina clínica e torna-se ainda maior na presença de uma doença difusa do parenquima hepático. A ultrassonografia ainda é o exame de eleição para triagem destes casos. A utilização da elastografia associada ao ultrassom diagnóstico tem se mostrado um meio promissor no diagnóstico diferencial de lesões malignas e benignas em tecidos moles. Utilizando o modelo experimental de esteato-hepatite não alcoólica (ENA) recentemente desenvolvido (LIMA et al., 2008), este trabalho terá como objetivos: 1) acompanhar a evolução da esteatose hepática, bem como dos nódulos regenerativos até a formação do carcinoma hepatocelular por meio da ultrassonografia modo-B, Doppler e com a elastografia a fim de distinguir a natureza dos nódulos por meio do padrão hemodinâmico dos mesmos e da natureza de dureza dos tecidos; 2) avaliar o desempenho diagnóstico destes métodos de imagem comparando os resultados ao histopatológico. Serão utilizados 20 ratos Sprague-Dawley, machos, pesando 200-250 g que serão distribuídos em 2 grupos (Grupo controle e o Grupo experimental). Os animais serão submetidos a ultrassonografia (modo-B, Doppler e elastografia) semanalmente para avaliação da arquitetura hepática a partir da segunda semana após o início da dieta até a detecção de lesões nodulares em parênquima hepático. Após a detecção de nódulos com características de malignidade, os animais sofrerão eutanásia e serão retirados fragmentos de tecido hepático para análise histológica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARVALHO, CIBELE F.; CHAMMAS, MARIA C.; SOUZA DE OLIVEIRA, CLAUDIA P. M.; COGLIATIZ, BRUNO; CARRILHOY, FLAIR J.; CERRI, GIOVANNI G.. Elastography and Contrast-enhanced Ultrasonography in the Early Detection of Hepatocellular Carcinoma in an Experimental Model of Nonalcoholic Steatohepatitis. JOURNAL OF CLINICAL AND EXPERIMENTAL HEPATOLOGY, v. 3, n. 2, p. 6-pg., . (11/07708-3)