Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo metaloproteômico de cálcio, ferro e zinco em leite materno coletado de lactantes de Botucatu, SP

Processo: 11/03291-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Pedro de Magalhães Padilha
Beneficiário:Carla Mariane Costa Pozzi
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57805-2 - Instituto de Bioanalítica, AP.TEM
Assunto(s):Lactentes   Metalômica   Eletroforese em gel bidimensional   Leite humano
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cálcio | eletroforese bidimensional | ferro | leite materno | metalômica | zinco | Metalômica

Resumo

O trabalho busca o desenvolvimento de estudos metalômicos relacionados ao leite materno em diferentes fases da lactação. Para isso, será feito o mapeamento e quantificação do cálcio, ferro e zinco - minerais de grande importância na saúde e nutrição dos lactentes - em proteínas do leite materno, assim como a caracterização das mesmas. O leite, coletado de mulheres saudáveis da cidade de Botucatu-SP, passará por procedimentos eletroforéticos bidimensionais em gel de poliacrilamida (2D PAGE) para fracionamento e identificação de proteínas que se ligam ao cálcio, ferro e zinco, assim como por procedimentos analíticos - qualitativos e quantitativos - para avaliação dos íons metálicos nos spots protéicos. As proteínas dos spots onde foram detectados/quantificados os íons metálicos de interesse serão caracterizadas por MALDI-TOF MS após digestão tríptica desses spots protéicos. Espera-se, com este trabalho, através de um conjunto de técnicas jamais utilizado para este tipo de amostra, analisar a distribuição dos metais cálcio, ferro e zinco em proteínas do leite materno em um ambiente onde elas estão sujeitas à influência de outras proteínas e biomoléculas, verificando-se, além de outros aspectos, a que proteínas esses metais ligam-se preferencialmente e em que quantidade. Também se espera contribuir na elucidação dos aspectos fisiológicos e funcionais dos compostos em questão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA POZZI, CARLA MARIANE; BRAGA, CAMILA PEREIRA; SOUZA VIEIRA, JOSE CAVALCANTE; CAVECCI, BRUNA; DE QUEIROZ, JOAO VITOR; BARBOSA, HERBERT DE SOUZA; ZEZZI ARRUDA, MARCO AURELIO; GOZZO, FABIO CESAR; PADILHA, PEDRO DE MAGALHAES. Metal ions bound to the human milk immunoglobulin A: Metalloproteomic approach. Food Chemistry, v. 166, p. 492-497, . (11/03291-0, 10/51332-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
POZZI, Carla Mariane Costa. Análise metaloproteômica de cálcio, ferro e zinco em colostro, leite de transição e leite maduro humanos. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Botucatu Botucatu.