Busca avançada
Ano de início
Entree

A profissionalidade e o desenvolvimento profissional em comunidades de prática - o caso dos grupos colaborativos

Processo: 10/13537-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Dario Fiorentini
Beneficiário:Vanessa Moreira Crecci
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/13827-8 - Concepções de desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática, BE.EP.MS
Assunto(s):Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunidades Investigativas | Desenvolvimento profissional | formação docente | Grupos Colaborativos | professores de Matemática | Profissionalidade Docente | Formação de Professores

Resumo

Fiorentini (2009; 2010), ao analisar a constituição da profissionalidade docente de professores no interior de um grupo colaborativo de reflexão e estudo sobre suas práticas de ensinar e aprender na escola básica, encontrou, entre seus docentes participantes, um modo singular de ser/estar na profissão e que o qualificou como sendo interativo, reflexivo e investigativo. Tendo em vista a emergência desse tipo de profissionalidade docente, pretendemos investigar, por meio de indícios, como a mesma se constitui nessas comunidades de prática e como seus participantes se desenvolvem profissionalmente. O material de análise será obtido, em uma primeira fase, através de questionários que serão respondidos por professores que ensinam matemática e participam de grupos colaborativos. Na segunda fase da pesquisa de campo, visando aprofundar o estudo, serão selecionados três ou quatro desses professores para realização de entrevistas semiestruturadas e observação dos encontros de estudo e trabalho dos quais participam. As produções escritas destes professores, caso existam, também serão tomados como material de análise. Esses dados serão triangulados e a análise dos mesmos se dará mediante análise e interpretação, a partir de categorias emergentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)