Busca avançada
Ano de início
Entree

Concepções de desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática

Processo: 12/13827-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Dario Fiorentini
Beneficiário:Vanessa Moreira Crecci
Supervisor no Exterior: Paola Sztajn
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: North Carolina State University (NC State), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:10/13537-4 - A profissionalidade e o desenvolvimento profissional em comunidades de prática - o caso dos grupos colaborativos, BP.MS
Assunto(s):Desenvolvimento profissional   Matemática

Resumo

Há diferentes concepções e sentidos atribuídos ao desenvolvimento profissional de professores de matemática. Atualmente, coexistem concepções diferentes de aprendizado de professores, incluindo imagens variadas: de conhecimento; de prática profissional; das relações entre conhecimento e prática; dos contextos sociais, intelectuais e organizacionais em que acontece o aprendizado do professor; e do modo pelo qual este aprendizado se conecta com a mudança educacional e com os propósitos da escola (COCHRAN-SMITH & LYTLE, 1999). Tomando dois projetos, em andamento, realizado pelo grupo de educadores matemáticos sobre desenvolvimento profissional docente, da Universidade da Carolina do Norte, nossa intenção é compreender as concepções atribuídas por esses acadêmicos a essa prática social. A metodologia de trabalho se consistirá em analisar materiais publicados pelo grupo de acadêmicos, participação nos projetos de pesquisa: Models of Professional Development for Mathematics Teachers e All Included in Mathematics e na realização de entrevista com a coordenadora dos projetos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DARIO FIORENTINI; VANESSA CRECCI. Interlocuções com Marilyn Cochran-Smith sobre aprendizagem e pesquisa do professor em comunidades investigativas. Rev. Bras. Educ., v. 21, n. 65, p. -, Jun. 2016.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.