Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do potencial vacinal de nanopartículas carregadas com componentes de merozoítas e esquizontes no modelo murino da infecção com Plasmodium berghei

Processo: 11/03073-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Gerhard Wunderlich
Beneficiário:Wesley Luzetti Fotoran
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Vacinas   Plasmodium berghei   Nanopartículas   Interleucinas   Proteômica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gpi | interleucinas | Nanopartículas | Plasmodium berghei ANKA | proteômica | Vacina | Plasmodium ,Vacina.

Resumo

Malária é uma doença causada por protozoários do gênero Plasmodium que causa um milhão de mortes anualmente. Quase 3 bilhões de pessoas vivem em áreas tropicais de risco de infecção com uma das 5 espécies que podem infectar humanos e casos especificamente de infecção com P. falciparum causam em torno de 1 milhão de mortes anuais evidenciando um problema mundial carente de solução imediata. Esse parasita apresenta constante desenvolvimento de resistências contra os fármacos utilizados em seu tratamento, por isso uma das soluções preconizadas pela Organização Mundial de Saúde é o desenvolvimento de vacinas eficazes para seu controle. Utilizando-se retrospecto benéfico de vacinas no tratamento de diversas doenças, o objetivo desse trabalho foca-se no aperfeiçoamento de uma metodologia mais efetiva para a formulação de novas vacinas. Inicialmente no modelo roedor, será utilizado o método de carreamento em nanopartículas com proteínas de merozoítos ou de membranas de hemácias infectadas por Plasmodium berghei cepa ANKA. Utilizando para comparação grupos não imunizados e imunizados com posterior tratamento de antimaláricos contra o mesmo parasita, esse estudo pretende avaliar alternativas de imunização contra estágios eritrocíticos da doença com a finalidade de proteção em modelo murino contra toxinas presentes no parasita (GPIs) e proteção contra a fase eritrocítica da doença. Espera-se também caracterizar possíveis direcionamentos celulares da resposta a partir de análise de um conjunto de marcadores relevantes da resposta imunologica analisados por PCR em tempo real, especificamente interleucinas (IL-1, IL-2, IL-4, IL-5, IL-6, IL-7, IL-10, IL-12p40, IL-13, IL-17a, IL-17f, IL-22, TGF-beta, TNF-alfa e INF-gama) e fatores de transcrição nuclear que caracterizem o diferenciamento celular imune (T-bet, Foxp3, ROR-alfa e STAT-3, GATA-3). Junto ao painel de fatores e interleucinas expressos, espera-se também descrever através de proteômica em espectrometria de massa as proteínas responsáveis pela possível proteção no ciclo eritrocítico da doença murina letal e não letal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FOTORAN, Wesley Luzetti. Avaliação do potencial vacinal de nanopartículas carregadas com componentes de merozoitas e esquizontes no modelo murino da infecção com Plasmodium.. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.