Bolsa 11/06086-9 - Arquitetura orientada a serviços, Veículos aéreos não tripulados - BV FAPESP
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Arquitetura Orientada a Serviços para Sistemas Embarcados Críticos Complexos - Um Estudo de Caso Focado em Aviônicos

Processo: 11/06086-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco
Beneficiário:Douglas Rodrigues
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57870-9 - Instituto de Sistemas Embarcados Críticos (ISEC), AP.TEM
Assunto(s):Arquitetura orientada a serviços   Veículos aéreos não tripulados   Sistemas embarcados críticos   Sistemas embarcados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquitetura Orientada a Serviços | Sistemas Embarcados | Veículos Aéreos Não Tripulados | Sistemas Embarcados Críticos

Resumo

A arquitetura orientada a serviços (SOA) possui ampla utilização em aplicações computacionais empresariais, sendo os Web services a sua implementação mais comum. A utilização de SOA também tem sido proposta para sistemas embarcados, embora pouco possa ser encontrado na literatura sobre o seu uso para sistemas embarcados críticos. Este projeto discute a utilização de SOA para o desenvolvimento desta classe de sistemas, mais especificamente para sistemas aviônicos, focando os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs). Sistemas embarcados críticos possuem requisitos específicos, tais como alta confiabilidade e resposta em tempo real, tornando o uso de SOA mais desafiador do que em aplicações comuns. A abordagem proposta considera que sistemas embarcados críticos complexos possuem partes não críticas (ou de baixa criticidade) em segurança, onde o uso de SOA pode contribuir para tornar o desenvolvimento dessas partes mais simples e flexível. Em particular, SOA deve ser utilizada para a implementação e definição de serviços flexíveis e dinâmicos, por meio de um framework e para a utilização de SSI/SSP (Smart Sensor Interface/Smart Sensor Protocol), um mecanismo plug-and-play para a interligação de sensores inteligentes orientados a missão em VANTs de uso geral.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, DOUGLAS; PIRES, RAYNER DE MELO; MARCONATO, EMERSON ALBERTO; AREIAS, CRISTIANA; CUNHA, JOAO CARLOS; CASTELO BRANCO, KALINKA R. L. J.; VIEIRA, MARCO. Service-Oriented Architectures for a Flexible and Safe Use of Unmanned Aerial Vehicles. IEEE INTELLIGENT TRANSPORTATION SYSTEMS MAGAZINE, v. 9, n. 1, p. 97-109, . (14/12134-4, 11/06086-9, 08/57870-9, 11/04416-1, 12/08498-5)