Busca avançada
Ano de início
Entree

Ampliação das fronteiras da e-spe®: desenvolvimento e avaliação de um sistema semi-automatizado

Processo: 11/11595-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2011
Vigência (Término): 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Jarbas José Rodrigues Rohwedder
Beneficiário:Ricardo Mathias Orlando
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Automação   Métodos analíticos de preparação de amostras   Extração em fase sólida

Resumo

Apesar do grande avanço e da eficiência das técnicas analíticas instrumentais modernas, o preparo de amostras, que ainda representa um dos grandes gargalos dos métodos de análise, não acompanhou, na mesma intensidade, esse processo de evolução. Existe atualmente uma forte tendência em combinar os princípios de técnicas de preparo de amostras diferentes visando contornar as limitações e aumentar a eficiência dos procedimentos originais. Na vanguarda desta evolução, os proponentes deste trabalho, desenvolveram o uso de campos elétricos aplicados à extração em fase sólida em cartuchos. A essa nova técnica foi solicitado um pedido de patente de invenção, registrado a marca de E-SPE®, além de um artigo recentemente submetido. Empregando essa nova abordagem foi possível modular a eluição de compostos carregados (acelerar ou retardar) e, dessa forma, obter maiores recuperações dos analitos de interesse e/ou melhorar a eliminação de interferentes. A proposta deste projeto é ampliar o trabalho original, inovando mais uma vez no campo do preparo de amostra pela construção do primeiro sistema de E-SPE® semi-automatizado. Esse dispositivo será avaliado em estudos de extração com aplicação de campo elétrico para comparação com o sistema convencional. Os resultados obtidos neste projeto permitirão que outros grupos de pesquisa e futuros usuários da E-SPE® possam empregar a técnica de forma mais rápida, segura e prática, além de complementar o conhecimento obtido no trabalho de doutorado, possibilitando novas publicações.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ORLANDO, RICARDO MATHIAS; RODRIGUES ROHWEDDER, JARBAS JOSE; RATH, SUSANNE. Electric Field-Assisted Solid Phase Extraction: Devices, Development and Application with a Cationic Model Compound. Chromatographia, v. 77, n. 1-2, p. 133-143, JAN 2014. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.