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A ação de jogos e histórias no desenvolvimento da criança e adolescente para construção de conhecimento a respeito de hábitos saudáveis e prática de exercícios

Processo: 11/11434-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Cristiane Kochi
Beneficiário:Aryane Pereira Neves Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Jogos educativos   Relações interpessoais   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:jogos educativos | Nutrição | prática de exercícios | Ciências Fisiológicas

Resumo

Introdução: brincadeira e jogos são importantes para o aprendizado das crianças. A brincadeira leva a criança a começar a aprender, construir processos imaginativos e se apropriar de funções sociais e normas comportamentais. A escola é o ambiente onde se ampliam as relações sociais e representa espaço privilegiado de concretização do jogo. Através dos jogos se tem a oportunidade de formação de conceitos a partir de experiências acumuladas pela criança. Jogos exercem, principalmente, funções lúdica e educativa, sendo esta recurso para atingir a criança e ao adolescente, introjetando conceitos e conhecimentos em ações orientadas e dirigidas. Eles favorecem o domínio da comunicação facilitando a auto expressão. Encorajam o desenvolvimento intelectual por exercício da atenção, uso progressivo de processos mentais complexos e estimulo à imaginação. Objetivo: dimensionar o papel dos jogos no conhecimento da criança, destacando a pertinência e praticidade dos jogos como recurso pedagógico, introjetando conceitos de alimentação saudável e prática de exercícios, dimensionando como está sua nutrição. Material e métodos: esperamos trabalhar com 10 mil crianças e colher suas medias. Jogos, gibis, fita métrica não flexível, balança de bioimpedância, estadiômetro e questionário. Será aplicado questionário inquerindo hábitos alimentares e de atividades físicas dos participantes. Também serão entregues jogos e um gibi com conceitos de bons hábitos alimentares e prática de exercícios. Medidas antropométricas serão coletadas concomitantemente a essa entrega. Ao fim do processo, retornaremos às escolas e entregaremos novos questionários para mensurar o impacto desses jogos e gibi nos hábitos das crianças. (AU)

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